Perícia faz reprodução simulada de sessão de quimioterapia na Santa Casa

Reprodução simulada do atendimento na quimioterapia da Santa Casa de Campo Grande, feita na manhã desta quarta-feira (20) pela Polícia Civil e perícia técnica, serve para esclarecer eventuais dúvidas sobre os procedimentos, segundo a delegada Ana Claudia Medina. Ela comanda investigações sobre a morte de três pacientes, em meados de julho, submetidos a tratamento no […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Reprodução simulada do atendimento na quimioterapia da Santa Casa de Campo Grande, feita na manhã desta quarta-feira (20) pela Polícia Civil e perícia técnica, serve para esclarecer eventuais dúvidas sobre os procedimentos, segundo a delegada Ana Claudia Medina. Ela comanda investigações sobre a morte de três pacientes, em meados de julho, submetidos a tratamento no local.

A delegada reafirma ainda ser precipitada qualquer afirmação sobre a causa da morte das pacientes, já que a investigação está na fase inicial e ainda há documentos sendo fornecidos pela Santa Casa. No entanto, a principal hipótese é de que tenha havido falha humana na manipulação dos medicamentos.

Felipe Barbosa, advogado do Centro de Oncologia, clínica contratada pela Santa Casa para o serviço de quimioterapia, garante não ter havido falha dos funcionários. Na visão da empresa, a falha foi no medicamento.

A reprodução simulada, como o próprio nome define, refaz todas as etapas das sessões de quimioterapia na Santa Casa. Ou seja, desde a chegada do paciente até o momento em que o remédio é ministrado.

Relatório da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) concluiu que a principal hipótese para as mortes foi a falha na manipulação. Os detalhes do levantamento não foram revelados, enquanto a delegada do caso classificou o documento como “mais uma peça no quebra-cabeça”, já que ele não é conclusivo.

A polícia já identificou, por exemplo, falhas no sistema de registro dos medicamentos manipulados. Exames em material recolhido dos corpos das vítimas, exumados na semana passada, também estão sendo feitos.

Conteúdos relacionados