Pela primeira vez “Circo Las Muchachas” apresenta espetáculo oralizado e em libras

Pensando em inclusão social o espetáculo circense “Circo Las Muchachas” do grupo Mambembe Trupe Teatral, será apresentado no dia 19 de outubro, às 18 horas, no Teatro Aracy Balabanian do CCJOG (Centro Cultural José Octávio Guizzo) de maneira inusitada para ouvintes e surdos, ou seja, de forma oralizada e em libras. Em cartaz desde 2011, o […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Pensando em inclusão social o espetáculo circense “Circo Las Muchachas” do grupo Mambembe Trupe Teatral, será apresentado no dia 19 de outubro, às 18 horas, no Teatro Aracy Balabanian do CCJOG (Centro Cultural José Octávio Guizzo) de maneira inusitada para ouvintes e surdos, ou seja, de forma oralizada e em libras.

Em cartaz desde 2011, o espetáculo já foi apresentado em diversos municípios do Estado e também ganhou público em Natal (RN) e Rio de Janeiro (RJ), no entanto, está é a primeira vez que a magia do circo é exibida de forma acessível às pessoas com deficiência.

Segundo a produtora executiva, Renata Macedo, a ideia surgiu de um tema apresentado como TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) que pretendia demonstrar diferentes formas de inclusão social e o projeto ganhou aprovação do Pontão de Cultura Guaicuru e Ministério da Cultura.

Pronto a ser colocado em prática, Renata garante que o espetáculo será transmitido de forma simples. “Pensamos em uma linguagem simplificada. Nos teatros normalmente temos o intérprete ao lado e o surdo acaba tendo que dividir a atenção entre o espetáculo e o intérprete. Com apresentação oralizada e em libras, o ponto de atenção é o mesmo e todos entendem”, afirmou.

A produtora executiva conta que os planos não param por aí, o objetivo é fazer uma apresentação 100% acessível. “Esperamos que no máximo em março de 2015 possamos ser totalmente acessível, lúdico, com audiodescrição e legenda em braille.

Com direção de Breno Marroni, além da inclusão social, o grupo preza pelas habilidades femininas e é estrelado apenas por mulheres. Além da atriz e produtora executiva, Renata Macedo, o elenco também conta com os talentos de Jurema de Castro e Priscila Godoy.

No palco as palhaças Maçaroca e Muriçoca fazem os risos ganharem os rostos de cada um da plateia. As apresentações de malabarismo, equilibrismos, acrobacias de solo e mágicas, também prendem a atenção do público. “Com uma pitada feminina e brasileira mostramos que as mulheres têm ocupado o seu espaço na sociedade”, afirmou.

O espetáculo já foi apresentado no início de setembro no Cas (Centro de Atendimento ao Surdo). “Precisávamos nos certificar que a linguagem está correta”, explicou.

A produtora executiva contou que o espetáculo não tem patrocinadores e é totalmente realizado com investimentos do grupo. “Apesar de ser uma ideia de inclusão social, é uma produção independente. Existe dificuldade em conseguir patrocínio, mas sonhamos com esse projeto e ele vai sair do papel com ou sem apoio financeiro”, enfatizou.

O teatro Aracy Balabanian fica na Rua 26 de Agosto, nº 453, no centro de Campo Grande. Ao todo serão vendidos 300 ingressos que podem ser adquiridos antecipadamente por R$ 7,00 na Livraria Maciel, Cas e no Educação & Cia no Shopping Campo Grande, ou na portaria por R$ 15,00.

Conteúdos relacionados