Oposição pede a Maduro reabertura do diálogo político

O dirigente da oposição na Venezuela Henri Falcón pediu hoje (14) ao presidente Nicolás Maduro a reabertura do diálogo político, por meio da convocação de uma reunião extraordinária do Conselho Federal do Governo. “O conselho é uma instância constitucional de diálogo, concertação, de trabalho, onde os governadores e prefeitos podem explorar, juntamente com o Executivo […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O dirigente da oposição na Venezuela Henri Falcón pediu hoje (14) ao presidente Nicolás Maduro a reabertura do diálogo político, por meio da convocação de uma reunião extraordinária do Conselho Federal do Governo.

“O conselho é uma instância constitucional de diálogo, concertação, de trabalho, onde os governadores e prefeitos podem explorar, juntamente com o Executivo nacional, soluções concretas”, disse aos jornalistas.

Para Henri Falcón, ex-antigo militante do Partido Socialista Unido da Venezuela, de Hugo Chávez e do agora presidente Maduro, a convocação de um Conselho Federal de Governo “seria o primeiro passo positivo para o restabelecimento do diálogo político no país”.

últimos em nome da Unasul (União de Nações Sul-Americanas).

Um mês depois, no dia 13 de maio, a oposição suspendeu a participação em protesto pela “repressão brutal” das forças de segurança contra as manifestações pacíficas das forças oposicionistas e por considerar que o diálogo não estava dando resultado.

No fim de setembro, a oposição venezuelana pediu à Unasul que retome os esforços para reativar o diálogo entre o governo e a coligação opositora Mesa de Unidade Democrática.

Conteúdos relacionados