Nevascas afetam o nordeste dos Estados Unidos

Intensas nevascas, fortes ventos e um frio glacial afetavam nesta sexta-feira o nordeste dos Estados Unidos, onde a primeira grande tempestade de inverno do ano prejudicava os voos em vários estados e cidades importantes. Em Nova York, a meteorologia prevê mais de 20 centímetros de neve e ventos gelados superiores a 50 km/h, com temperaturas […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Intensas nevascas, fortes ventos e um frio glacial afetavam nesta sexta-feira o nordeste dos Estados Unidos, onde a primeira grande tempestade de inverno do ano prejudicava os voos em vários estados e cidades importantes.

Em Nova York, a meteorologia prevê mais de 20 centímetros de neve e ventos gelados superiores a 50 km/h, com temperaturas de até 12 graus negativos, com sensação térmica de até -23°C.

Quase 2.200 voos, com pouso ou decolagem nos Estados Unidos, foram cancelados na região.

O Serviço Meteorológico Nacional (NWS) emitiu alertas de fortes tempestades de inverno em uma grande área do país, que vai de Chicago a Nova York, passando por toda a Nova Inglaterra e inclui a capital Washington.

O frio intenso também afeta o meio-oeste do país, com nevascas e cancelamento de voos no aeroporto internacional O’Hare de Chicago.

Em Nova York, as autoridades pediram aos moradores que permaneça em casa para que possam realizar as tarefas de acondicionamento urbano.

Quase 450 pontos de distribuição de sal foram acionados para derreter o gelo durante a madrugada e 1.700 caminhões foram mobilizados para limpar a neve das ruas.

Mas o comissário de Saúde Pública, John Doherty, recordou que a tarefa de limpar as ruas é difícil e pediu paciência.

A nevasca em Nova York é o primeiro teste do novo prefeito da cidade, Bill de Blasio, que tomou posse na quarta-feira.

“Estamos focados como um laser, estamos prontos”, afirmou na quinta-feira o novo prefeito.

Ele recomendou que os moradores não saiam de suas residências.

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, declarou estado de emergência e solicitou que a população utilize o transporte público.

No estado vizinho de Nova Jersey, o governador Chris Christie também decretou emergência.

O governador de Connecticut, Dannel Malloy, pediu para que os funcionários do estado encerrassem o expediente mais cedo na quinta-feira para evitar congestionamentos durante a passagem da tempestade.

As autoridades também advertiram para o risco de congelamento ou hipotermia em consequência do frio intenso.

Em Boston, onde a temperatura deve cair nesta sexta-feira a 21 graus negativos, as escolas e prédios públicos permanecerão fechados.

Conteúdos relacionados