Musicalizados, poemas de Manoel de Barros ganham novas formas com crianças de escola pública

As poesias de Manoel de Barros viraram música e agora vão ser encenadas por crianças do 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental, da Escola Municipal Professora Iracema de Souza Mendonça. O projeto “Ler para descobrir o mundo” utilizou o CD Crianceiras para incentivar e fortalecer a construção autônoma das crianças em relação à […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As poesias de Manoel de Barros viraram música e agora vão ser encenadas por crianças do 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental, da Escola Municipal Professora Iracema de Souza Mendonça. O projeto “Ler para descobrir o mundo” utilizou o CD Crianceiras para incentivar e fortalecer a construção autônoma das crianças em relação à suas obras em livros de ilustrações e recontos poéticos.

O trabalho que vem sendo realizado com os alunos desde o 1º bimestre foi elaborado pela professora Beatriz Aparecida Barcelos. Ela conta que juntamente com a parceria da escola, diretora, coordenadoras e professoras, foram elaboradas aulas especiais na sala de tecnologias utilizando ferramentas simples. “Apreciando as poesias cantadas através de vídeos e imagens do espetáculo Crianceiras, procuramos fazer a ponte entre a obra poética e a infância”, conta Beatriz Barcelos.

Foram propostas atividades de exploração dos poemas de Manoel de Barros durante a rotina de sala de aula com acompanhamento musical e construção poética, por meio da leitura, interpretação de texto e ilustração. O resultado foi a confecção de um livro com todos os poemas do CD “Crianceiras”, poemas devidamente apreciados e recontados pelos alunos de forma individual e livre.

A arte com as poesias “Crianceiras” também foi explorada através de pinturas de cada aluno, brinquedos reciclados, danças, canto e encenação. Os alunos foram estimulados a fazer pinturas livres que contemplassem a natureza retratada sensivelmente nas poesias de Manoel de Barros. As árvores, os pássaros, os peixes, a água do riacho, o caranguejo, o menino, a Maria, a Ramela, o Sabastião, ganharam vida nas ilustrações das crianças.

O encerramento das Oficinas Poéticas acontece nesta quinta-feira (8), às 15h30. As apresentações contarão com a presença do músico Márcio de Camillo, autor do CD. A Escola Municipal Professora Iracema de Souza Mendonça, fica na rua Belmira Pereira de Souza, s/n Vila Antunes.

Conteúdos relacionados