Mulher de 64 anos morre após dentista extrair 20 dentes de uma só vez contra sua vontade nos EUA

Uma avó de 64 anos perdeu a consciência na cadeira do dentista ao se submeter a um procedimento complexo. Ela teve 20 dentes extraídos de uma só vez, morreu apenas uma hora mais tarde no hospital. Bibliotecária aposentada, mãe de dois filhos e avó, Judy Gan estava tendo as extrações em conjunto com implantes e […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Uma avó de 64 anos perdeu a consciência na cadeira do dentista ao se submeter a um procedimento complexo.

Ela teve 20 dentes extraídos de uma só vez, morreu apenas uma hora mais tarde no hospital. Bibliotecária aposentada, mãe de dois filhos e avó, Judy Gan estava tendo as extrações em conjunto com implantes e enxertos realizados na clínica de cirurgia odontológica do Dr. Patel, em Connecticut, EUA.

Os dois auxiliares de consultório dentário presentes disseram aos investigadores que pediram ao Dr. Rashmi Patel para parar o que estava fazendo quando perceberam que os sinais vitais da paciente estava diminuindo.

Patel, um dentista praticante no estado há quase 11 anos, teria se recusado a parar o procedimento e ligar para o 911. Nesse período, Gan acordou e pediu para ele parar, mas ele se recusou. O Departamento de Saúde Pública e da Comissão de Odontologia do Estado suspendeu a licença de Patel após a polícia ter recebido uma denúncia anônima contando a história da morte da paciente.

De acordo com documentos obtidos na Secretaria de Estado de Saúde Pública, Patel é acusado de não responder adequadamente quando os níveis de oxigênio da paciente estavam em estado crítico, e, de forma inadequada, quis extrair 20 dentes, sabendo que ela possuía histórico médico de doenças pré-existentes.

No dia do procedimento, 4 médicos tiveram folga, e Patel decidiu realizar o procedimento mesmo assim com seus assistentes. Quando Patel resolveu escutá-los sobre o grave estado de Gan e chamar a ambulância, já era tarde demais. Uma hora depois, a senhora já estava morta. Em seu atestado de óbito lê-se a causa: “pendente de mais estudos”. A família ainda não comentou sobre o caso.

O departamento de saúde alega que Patel não conseguiu responder a mudanças em sua condição, não interrompeu o procedimento para analisar e avaliar e não administrou quaisquer outros medicamentos de emergência, quando a condição do paciente continuou a piorar.

O site do Dr. Patel dispõe de vários vídeos, que afirmam que pessoas de todas as idades podem se beneficiar de seu cuidado compassivo.

Além da morte de Gan, o departamento de saúde diz que outro paciente passou seis dias no hospital em dezembro, após um procedimento realizado por Patel. Em seu site, não fala nada sobre sua permissão médica suspensa, e ele continua fazendo cirurgias.

Conteúdos relacionados