A campanha de vacinação contra a gripe pode ser prorrogada novamente em Campo Grande. Faltando cinco dias para o novo prazo estipulado pelo Ministério da Saúde para a campanha de vacinação contra a gripe, foi atingido 46,83% da meta na Capital. O estipulado pelo Ministério da Saúde é de que os municípios continuem a campanha de vacinação até alcançar 80% da população-alvo vacinada.

A Secretária Municipal de Saúde (Sesau) revelou que a procura pela vacinação aumentou em Campo Grande, mas que há possibilidade da campanha ser prorrogada novamente. Na quinta-feira (15) os números serão atualizados.

De acordo com a última atualização, feita dia 9 de maio, 86.198 pessoas vacinadas, de 163.596 que precisam tomar a vacina na Capital. Dos 547.777 habitantes do Estado que são alvo, apenas 223.546 tomaram a vacina (38,90%). Cinco cidades não têm registro de vacina: Alcinópolis, Bonito, Caracol, Ribas do Rio Pardo e Rio Negro.

Segurança

A vacina contra a gripe é segura e evita o agravamento da doença, internações e, até mesmo, óbitos por influenza. Estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Campanha

O público-alvo da campanha são as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional.

Pessoas com doenças crônicas e “condições clínicas especiais” também devem se vacinar.

Vacinação

A imunização acontece em todas as 64 unidades básicas de saúde, que funcionam das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Nos fins de semana, a vacinação acontece no mesmo horário nos Centros Regionais de Saúde.