Kerry visita Jordânia e Arábia Saudita em busca de apoio contra Estado Islâmico
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, inicia hoje (9) viagem à Jordânia e Arábia Saudita em busca de apoio para uma coalizão internacional a fim de combater o Estado Islâmico (EI), a milícia extremista mulçumana que atua no Norte do Iraque e na Síria. De acordo com a porta-voz do Departamento de Estado americano, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, inicia hoje (9) viagem à Jordânia e Arábia Saudita em busca de apoio para uma coalizão internacional a fim de combater o Estado Islâmico (EI), a milícia extremista mulçumana que atua no Norte do Iraque e na Síria. De acordo com a porta-voz do Departamento de Estado americano, Jen Psaki, mais de 40 países já manifestaram interesse em ajudar de alguma forma a combater o grupo.
“Esta coalizão deverá coordenar os esforços para combater a ameaça que o Estado Islâmico representa”, disse Jen Psaki, em entrevista nessa segunda-feira (8). Ela explicou que os aliados deverão ter funções diferentes na tarefa e que nem todos irão atuar militarmente.
“Há um leque de opções para que diferentes países ajudem”, disse a porta-voz. Ela reafirmou que a coalizão vai tentar cortar o financiamento, os reforços estrangeiros e o apoio ideológico do Estado Islâmico.
Kerry deve viajar hoje para iniciar as conversações com a Jordânia e a Arábia Saudita. Ontem (8), ele e o presidente Barack Obama enviaram saudações ao primeiro-ministro iraquiano, Haidar Al Abadi, e pediram a adoção de “medidas rápidas” no combate ao Estado Islâmico. Obama telefonou ao primeiro-ministro para parabenizá-lo pela aprovação, pelo Parlamento iraquiano, da equipe ministerial indicada por ele.
Durante sessão legislativa realizada ontem, a maioria dos ministros propostos por Al Abadi foi aceita. O governo aprovado pelo Parlamento tem representantes de várias correntes políticas iraquianas, reunidos para tentar pôr fim à crise no país.
Em discurso perante os deputados no Parlamento, o primeiro-ministro prometeu dar prioridade aos problemas dos refugiados, à reconstrução do país e a intensificar a luta contra o Estado Islâmico. Apesar da vitória no Parlamento, os ministérios de Defesa e do Interior ainda não tiveram indicações aceitas devido às divergências sobre os nomes dos candidatos.
O primeiro-ministro garantiu que vai apresentar novos nomes dentro de uma semana.
John Kerry enviou saudação e disse que o novo ministério aprovado é um “inquestionável feito para o Iraque” e que a formação do governo iraquiano é um pilar da “estratégia para derrotar o Estado Islâmico.” Para amanhã (10) é esperado o anúncio de um plano dos Estados Unidos para combater e “destruir” a milícia.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
Mandante de crime contra cantor esfaqueado em bar é presa em Campo Grande
Mulher também seria chefe de ponto de venda de drogas
Está na lista? Prefeitura convoca auxiliar administrativo e de manutenção
Os convocados para ambas as vagas devem comparecer à sede da SAS na próxima segunda-feira (16)
Com caminhada em bairro, Cotolengo quer alertar para importância da acessibilidade
A caminhada é uma forma de evidenciar a importância da acessibilidade nas ruas da cidade
Última grande chuva de meteoros do ano ocorre na noite desta sexta
Espetáculo poderá ser apreciado sem auxílio de binóculos ou telescópio
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.