Gestão e proteção do Pantanal serão pautas de debate do Senado
A Comissão de Meio Ambiente do Senado vai realiza um ciclo de debates em Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT) para discutir sobre a gestão e proteção do Pantanal. As datas ainda serão definidas. A proposta foi feita pelos senadores Delcídio do Amarala (PT-MS) e Blairo Maggi (PR-MT) “Vamos reunir autoridades federais, estaduais […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Comissão de Meio Ambiente do Senado vai realiza um ciclo de debates em Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT) para discutir sobre a gestão e proteção do Pantanal. As datas ainda serão definidas. A proposta foi feita pelos senadores Delcídio do Amarala (PT-MS) e Blairo Maggi (PR-MT)
“Vamos reunir autoridades federais, estaduais e municipais, ambientalistas, representantes da classe empresarial, entidades educacionais e diferentes segmentos da sociedade para debater alternativas que permitam gerir os recursos disponíveis naquele que é considerado um dos biomas mais importantes do planeta, com a preocupação primordial de preservá-lo”, explicou Delcídio.
No requerimento apresentado à comissão, os dois parlamentares ressaltam que o Capítulo VI, artigo 225, § 4º da Constituição Brasileira reconhece o Pantanal como patrimônio nacional. “O maior desafio do Pantanal, portanto, é conciliar a crescente demanda de desenvolvimento econômico e social enquanto conserva a biodiversidade e provê serviços ecossistêmicos essenciais”, enfatizou o petista.
Para Delcídio, “tais desafios devem estar alinhados com o desenvolvimento de novos paradigmas econômicos, que requerem, além de conhecimento científico e novas tecnologias, modelos de negócios inovadores para valorizar o capital natural e induzir mudanças culturais”.
De acordo com os parlamentares, para conciliar os diversos potenciais, interesses e usos consolidados do Pantanal é importante um marco regulatório que leve em consideração toda a sua diversidade ambiental e cultural.
“Desta forma será possível construir uma legislação que assegure a conservação do Pantanal, suas paisagens, biodiversidade e serviços ambientais, bem como a preservação da cultura regional e o desenvolvimento econômico e social do bioma a longo prazo”, finalizaram Blairo e Delcídio.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
CNDI aprova moção crítica à elevação dos juros pelo Banco Central
A elevação da Selic para 12,25% ao ano foi criticada pelo setor produtivo
Investigação do RS contra lavagem de dinheiro do narcotráfico tem mandado cumprido em MS
A ofensiva contou com apoio operacional de 200 policiais civis gaúchos e de outros quatro Estados
Caminhão carregado de cerveja derruba carga; população tenta saquear as bebidas
Não houve feridos, segundo a Polícia Rodoviária Federal
Polícia realiza fiscalização contra furto de gado e crime ambiental no Pantanal
Foram realizados levantamentos aéreos e terrestres em propriedades rurais
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.