Extra demite funcionário após ofensas racistas a cliente
Na tarde da última segunda-feira (13), o consumidor Germano Rodrigues Lima, de 51 anos, protagonizou uma discussão com um funcionário do Extra, que terminou em um boletim de ocorrência. O cliente, que é negro, teria ouvido do colaborador frases racistas, proferidas inclusive próximo do gerente da loja da Rua Maracaju. A empresa demitiu por justa […]
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Na tarde da última segunda-feira (13), o consumidor Germano Rodrigues Lima, de 51 anos, protagonizou uma discussão com um funcionário do Extra, que terminou em um boletim de ocorrência. O cliente, que é negro, teria ouvido do colaborador frases racistas, proferidas inclusive próximo do gerente da loja da Rua Maracaju. A empresa demitiu por justa causa o colaborador, segundo informações apuradas pela reportagem.
A discussão se iniciou quando Germano ao ver a falta de um produto na gôndola consultou o funcionário, identificado como J.W., que teria se mostrado negligente e irônico. No boletim de ocorrência registrado por injúria a vítima disse que o repositor afirmou que se não havia ali, estava em falta o óleo automotivo procurado pelo cliente.
Não conformado Germano pediu a presença do gerente que lhe pediu desculpas. Em diálogo com o responsável pelo atendimento o consumidor teria reclamado do funcionário que deu início a uma calorosa discussão. Durante o bate-boca J.W. teria dito ‘por isso que não gosto de brasileiro, tampouco de preto’.
“Apesar de ter ocorrido a situação dentro do hipermercado, não será tratada a denúncia como a investigação de um crime contra o consumidor. A injúria em questão trata-se de uma opinião pessoal do funcionário e o cenário extrapola o de uma relação de consumo. Não tem a ver com a aquisição de um produto ou com o fato de ter sido dentro do estabelecimento”, explica o delegado titular da Delegacia do Consumidor (Decon), Gomides Ferreira dos Santos.
Confira a nota de esclarecimento divulgada pela Assessoria de Comunicação do Extra sobre o incidente:
O Extra pauta suas ações no respeito ao cliente e repudia veementemente qualquer ato discriminatório. A rede promove treinamento dos seus colaboradores para o cumprimento do Código de Ética da companhia, e o fato apontado não corresponde ao padrão operacional exigido pela empresa. A rede lamenta o ocorrido e informa que o fato é isolado e já foram tomadas as providências cabíveis com relação ao colaborador.
Extra Hipermercados – Grupo Pão de Açúcar
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