Exposição “Trilhos da Memória” celebra os 100 anos da chegada da ferrovia a Campo Grande

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul lança hoje (9), às 19 horas, no Museu da Imagem e do Som, a Exposição Audiovisual “Trilhos da Memória – 100 anos”, que integra a programação do Centenário da Chegada dos Trilhos a Campo Grande. A visitação tem entrada franca, assim como toda a programação. O […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul lança hoje (9), às 19 horas, no Museu da Imagem e do Som, a Exposição Audiovisual “Trilhos da Memória – 100 anos”, que integra a programação do Centenário da Chegada dos Trilhos a Campo Grande. A visitação tem entrada franca, assim como toda a programação.

O MIS reuniu na exposição o trabalho de grandes artistas: as fotografias de Rachid Waqued, de uma série histórica sobre a NOB; o filme de David Cardoso “Maria Fumaça, Chuva e Cinema”; as fotografias do Concurso de Fotografias Patrimônio Histórico e Cultural de MS – Nossa identidade e ainda as fotografias do Albúm Gráfico do Mato Grosso.

A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil – NOB foi uma companhia ferroviária brasileira com extensão de 1622 km construída principalmente na primeira metade do século XX. Sua formação começou em 1912 por duas frentes de trabalho – ao sul de Itapura (SP) e ao norte de Porto Esperança (então Mato Grosso). Os ramais foram interligados em Campo Grande em 1914.

A NOB fez da circulação do trem um fator essencial para o desenvolvimento de toda a região Centro-Oeste. Os caminhos e paisagens por onde passava ainda vivem na memória do povo sul-mato-grossense. Grandes cidades hoje foram construídas à beira dos trilhos e a esperança do progresso e da modernidade inundaram o imaginário da população. Prova disso são as inúmeras expressões artísticas, como músicas, fotografias e livros que guardam a memória, a subjetividade, a saudade de uma cultura nascida no trem ou nas proximidades.

O “Centenário da Chegada dos Trilhos a Campo Grande” reúne diferentes eventos na Fundação de Cultura e é uma parceria entre o Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Ao longo do dia de hoje serão realizadas palestras no MIS; à tarde serão lançados livros sobre o tema 100 anos de ferrovia na Biblioteca Pública Estadual Isaías Paim; já no período noturno acontece o lançamento da Exposição Audiovisual “Trilhos da Memória – 100 anos”, também no MIS.

Serviço

Todas as atividades são gratuitas. O Museu da Imagem e do Som fica na avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar, no Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3316-9178 ou pelo e-mail [email protected] .

Conteúdos relacionados