Exposição ‘Gigantes da Era do Gelo’ fica por mais duas semanas na Capital

Gigantes mamíferos, roedores, aves e felinos que habitaram a Terra na época conhecida como a “Era do Gelo” continuarão espalhados pelos corredores do Shopping Bosque dos Ipês até o dia 10 de junho (terça-feira). A entrada continua gratuita. Quem visitar vai se deparar, por exemplo, com o mamute, que viveu de 700 mil a 10 […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Gigantes mamíferos, roedores, aves e felinos que habitaram a Terra na época conhecida como a “Era do Gelo” continuarão espalhados pelos corredores do Shopping Bosque dos Ipês até o dia 10 de junho (terça-feira). A entrada continua gratuita.

Quem visitar vai se deparar, por exemplo, com o mamute, que viveu de 700 mil a 10 mil anos atrás, no período Paleolítico e foi extinto, segundo cientistas devido às variações climáticas. O animal, da família dos elefantes, apresentava características semelhantes ao mamífero africano atual, mas era mais alto tinha presas de marfim muito encurvadas e maiores do que a do elefante e a pele coberta por um pelo espesso.

Outro animal é o megatério, uma preguiça gigantesca que viveu, há aproximadamente 20 mil anos, nas Américas do Sul e do Norte. Era do tamanho de um elefante de porte médio e comia folhas de árvores e arbustos, utilizando sua língua comprida para obtê-las e manejando os galhos com suas garras que eram grandes e fortes. Chegava a pesar até 4 toneladas e medir até 6m de cumprimento.

De acordo com o arqueólogo e Diretor do Museu de Arqueologia da UFMS, Gilson Rodolfo Martins, Mato Grosso do Sul foi o berço de três animais expostos: o megatério (preguiça gigante), o gliptodonte (ancestral do tatú) e o smilidon (tigre dentes-de-sabre).

A exposição, além de curiosa e divertida, é também a oportunidade do visitante conhecer um pouco sobre este período da Terra através dessas impressionantes espécies que marcaram significativamente a história do Planeta e da humanidade. “Queremos ter sempre atrações inéditas para nossos visitantes. Nunca tivemos uma exposição como esta por aqui e tenho certeza que vai divertir e informar toda a família”, diz Murilo Loureiro, Superintendente do Bosque dos Ipês.

Os visitantes poderão conhecer ainda as réplicas do urso das cavernas, do gigante castor, moa (ave que pode ter vivido no Mato Grosso do Sul segundo inscrições primitivas encontradas em cavernas do Estado), auroque (uro), rinoceronte-lanudo e elasmotherium ou rinoceronte-de-chifre-grande.

Conteúdos relacionados