EUA se oferece para mediar conflito em Gaza

O presidente americano, Barack Obama, disse que os Estados Unidos querem mediar um cessar-fogo entre israelenses e palestinos na Faixa de Gaza. Segundo um comunicado emitido pela Casa Branca na terça, Obama telefonou para o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e disse que seu país está disposto a ajudar a suspender as hostilidades entre os dois […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O presidente americano, Barack Obama, disse que os Estados Unidos querem mediar um cessar-fogo entre israelenses e palestinos na Faixa de Gaza.

Segundo um comunicado emitido pela Casa Branca na terça, Obama telefonou para o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e disse que seu país está disposto a ajudar a suspender as hostilidades entre os dois lados. Ele também teria sugerido ao premiê retomar um acordo de cessar-fogo firmado em novembro de 2012.

Obama condenou o lançamento de foguetes contra Israel pelo grupo palestino Hamas e manifestou preocupação com a possível “escalada das tensões” entre os dois lados. Ele enfatizou a necessidade de que ambos “façam o que for possível para proteger a vida de civis e restaurar a calma”.

Os presidentes da França, François Hollande, e da Rússia, Vladimir Putin, também se predispuseram a mediar o conflito.

Mais de 90 palestinos já morreram em bombardeios israelenses na Faixa de Gaza desde terça-feira, segundo autoridades palestinas. Metade dos mortos seriam civis e cerca de 600, a maioria civis, ficaram feridos.

Conteúdos relacionados