EUA dizem que ainda não há uma “fórmula” para acordo nuclear com Irã

As negociações para um acordo sobre o programa nuclear iraniano ainda não encontraram “a fórmula certa”, reconheceu nesta terça-feira em Viena o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, que abriu a porta a prorrogar os contatos além da data limite de 20 de julho. “Temos que continuar trabalhando com o convencimento que há […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As negociações para um acordo sobre o programa nuclear iraniano ainda não encontraram “a fórmula certa”, reconheceu nesta terça-feira em Viena o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, que abriu a porta a prorrogar os contatos além da data limite de 20 de julho.

“Temos que continuar trabalhando com o convencimento que há um caminho em frente”, declarou Kerry, que lamentou que os meses de contatos entre as grandes potências e o Irã não tenham servido para encontrar “a combinação ou a fórmula” para um acordo.

O responsável pela política externa dos Estados Unidos disse que agora vai consultar o presidente Barack Obama sobre a possibilidade de ampliar as negociações para além de 20 de julho, a data-limite fixada na hora de rota estipulada entre as grandes potências e o Irã em novembro de 2013.

Kerry chegou no domingo a Viena para tentar promover, com os ministros das Relações Exteriores de Alemanha, França, Reino Unido e Irã, a fase final das negociações.

O secretário de Estado analisou que após os vários encontros realizados, incluindo vários bilaterais com o Irã, “houve progressos tangíveis em assuntos-chave”, mas admitiu que “está claro que ainda há trabalho a fazer”.

Kerry volta hoje a Washington para apresentar a Obama o estado das negociações e consultar o caminho a seguir se no final não se chegar a um acordo para o dia 20, incluindo se vale a pena ampliar esse prazo, baseado no progresso feito até agora.

Conteúdos relacionados