Encontro de Pontos de Cultura de Mato Grosso do Sul acontece a partir desta quarta no MIS

Artesãos, professores, produtores e gestores culturais, escritores, intelectuais, acadêmicos e a comunidade artística poderá trocar informações e conhecimento de seus trabalhos entre os dias 16 a 18 de julho. No intervalo vai acontecer o Encontro de Pontos de Cultura do Estado pela Rede MS Ponto a Ponto. O evento que é patrocinado com recursos do […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Artesãos, professores, produtores e gestores culturais, escritores, intelectuais, acadêmicos e a comunidade artística poderá trocar informações e conhecimento de seus trabalhos entre os dias 16 a 18 de julho. No intervalo vai acontecer o Encontro de Pontos de Cultura do Estado pela Rede MS Ponto a Ponto. O evento que é patrocinado com recursos do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de MS Serpa realizado no Museu da Imagem e do Som (MIS).

A programação conta com a participação da assessora da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural/Ministério da Cultura, Deborah Lobo, que vai abordar temas relacionados ao “Programa Cultura Viva”, entre eles a Lei Cultura Viva. A Lei já passou pela Comissão de Constituição e Justiça, foi aprovada no Congresso pela Câmara de Deputados e pelo Senado e segue para sanção presidencial.

Outro convidado confirmado na programação é o membro da Comissão Nacional de Pontos de Cultura e coordenador do Ponto de Cultura/Associação do Culto Afro Itabunense (BA), Luiz Carlos Dantas, com a oficina “Articulação& Participação Social: Organização das Redes de Pontos de Cultura”, que irá abordar a política de participação social fomentada pelo Programa Cultura Viva abordando o processo histórico de implementação da política, da criação da Comissão Nacional e das Comissões Estaduais dos Pontos de Cultura, e ainda promover a reflexão sobre a participação e o controle social da política pública de cultura, da atual legislação que rege os convênios dos Pontos de Cultura, decretos e tramitação da Lei Cultura Viva.

A troca de experiência entre os gestores dos Pontos de Cultura será ilustrada com a apresentação expositiva das atividades e formas de gestão dos projetos. Estão inscritos os Pontos de Cultura: Moinho Cultural, Centro de Tradições Pantaneiras, Colônia Paraguaia, AMINA, Gibiteca, Vozes Especiais, Montana e Fundação Nelito Câmara.

A conselheira nacional da Economia Solidária, Sebastiana Almiri Jesus, o gerente de projetos do Instituto Ressoarte, Adriano Castro, e a coordenadora do MS Ponto a Ponto, Claudia Medeiros, participarão da mesa redonda “Sustentabilidade dos Pontos de Cultura: Interlocução Políticas Públicas, Economia Solidária e Economia Criativa”.

Compõe a programação o lançamento do site www.redemspontoaponto.com.br. O intuito é divulgar as atividades dos Pontos de Cultura, difundir os produtos e serviços realizados pelos agentes culturais e ainda informar as ações e acontecimentos que permeiam o Programa Cultura Viva. Segundo Claudia Medeiros, o site “será uma importante ferramenta para agentes culturais e gestores se manterem informados sobre assuntos pertinentes aos Pontos de Cultura de forma geral, mostrar seus trabalhos, dando visibilidade às ações culturais realizadas e ainda anunciar seus produtos e serviços ampliando a possibilidade de comercialização”.

O evento apresentará outras temáticas para debate com a participação dos delegados dos Pontos de Cultura e outros representantes de Mato Grosso do Sul que participaram da Teia Nacional da Diversidade 2014. Entre eles estão confirmadas a participação da assessora da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Giovanna Auto, que vai falar sobre o “Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais/SNIIC” e da dinamizadora da Rede Saúde e Cultura do Centro Oeste, Paula Gamper.

O Encontro dos Pontos de Cultura vai acontecer no dia 16 de julho, das 14h00 às 17h30; no dia 17 de julho, das 08h00 às 17h30; e no dia 18 de julho, das 08h00 às 11h30; no Museu da Imagem e do Som/MIS localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro -Campo Grande/MS.

Conteúdos relacionados