Emagrecer 5% do peso corporal melhora humor e qualidade do sono, diz estudo
Emagrecer faz bem para a saúde, mas também contribui para uma melhor noite de sono. Adultos obesos que emagreceram 5% do peso corporal total depois de seis meses relataram que dormem melhor e por mais tempo. É o que revela um novo estudo apresentado numa reunião da Sociedade Internacional de Endocrinologia e da Sociedade de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Emagrecer faz bem para a saúde, mas também contribui para uma melhor noite de sono. Adultos obesos que emagreceram 5% do peso corporal total depois de seis meses relataram que dormem melhor e por mais tempo. É o que revela um novo estudo apresentado numa reunião da Sociedade Internacional de Endocrinologia e da Sociedade de Endocrinologia, em Chicago, nos Estados Unidos.
Além disso, o estudo também mostrou que a perda de peso neste período melhorou a qualidade do sono e o humor, independentemente da maneira como os indivíduos emagreceram.
“Este estudo confirma vários outros que relatam que a perda de peso está associada com o aumento da duração do sono”, afirmou a principal pesquisadora do estudo, Nasreen Alfaris, da Universidade da Pensilvânia, Filadélfia.
O estudo examinou 390 homens e mulheres obesos por dois anos. Os participantes foram aleatoriamente divididos em três grupos de programas de perda de peso.
Um grupo recebeu material impresso educativo durante consultas quatro vezes por ano, outro recebeu aconselhamentos em um espaço de tempo mais curto sobre estilo de vida, enquanto o último grupo recebeu o aconselhamento, além de substitutos de refeição ou medicamento para perda de peso.
Os pesquisadores avaliaram as mudanças no peso, a duração do sono e qualidade, e humor após seis e 24 meses de tratamento. Eles compararam indivíduos que perderam 5% ou mais do peso corporal com aqueles que perderam menos de 5%, levando em conta o sexo e a idade.
Depois de seis meses, os indivíduos de ambos os grupos de aconselhamento de estilo de vida perderam mais peso, em comparação ao grupo que recebeu material impresso educativo.
Examinando todos os três grupos em conjunto, os indivíduos que perderam pelo menos 5% do peso relataram que ganharam uma média de 21,6 minutos de sono por noite, em comparação com apenas 1,2 minutos para aqueles que perderam menos de 5%.
Os participantes que emagreceram ainda mais que 5% do peso corporal relataram ainda mais melhorias na qualidade do sono e do humor.
“Mais estudos são necessários para analisar os efeitos de ganhar peso novamente sobre a duração e a qualidade do sono”, finaliza Alfaris.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Sol e chuva: Previsão indica calor de 35°C e chance de tempestade em MS
Previsão desta quinta-feira (12) destaca a possibilidade de chuva em grande parte do Estado
Com enxada e faca, homem é preso por guardas municipais após ameaçar casal de namorados
Acusado também teria apalpado as nádegas de uma jovem de 18 anos
Durante fuga de abordagem, motociclista bate em muro no Universitário em Campo Grande
Motociclista não tinha CNH
[ BASTIDORES ] Prefeito se livra de ação civil no interior de MS
Candidato da base segue indefinido na Câmara de Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.