Eleitor tem até esta quinta-feira para tirar segunda via do título
Termina nesta quinta-feira (25) o prazo para o eleitor tirar a segunda via do título de eleitor. Caso tenha perdido o título original, o eleitor pode procurar qualquer cartório eleitoral e solicitar a emissão da segunda via. De acordo com TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a emissão é feita na hora e não tem custos adicionais. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Termina nesta quinta-feira (25) o prazo para o eleitor tirar a segunda via do título de eleitor. Caso tenha perdido o título original, o eleitor pode procurar qualquer cartório eleitoral e solicitar a emissão da segunda via. De acordo com TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a emissão é feita na hora e não tem custos adicionais.
O título é obrigatório para quem vai justificar o voto. Já o eleitor que vai às urnas em 5 de outubro precisa levar um documento de identificação com foto, como carteira de identidade, de motorista ou de trabalho. A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor leve o título porque ele auxilia o mesário.
Além disso, o eleitor pode requerer, ainda, Certidão Eleitoral, como a Certidão de Quitação Eleitoral, comprovante de que o cidadão está em dia com obrigações e direitos políticos. A quitação das obrigações eleitorais é requisito essencial para que os cidadãos possam exercer ações na vida pública, como tomar posse em cargos públicos, por exemplo, ou obter cadastro de pessoa física.
Os eleitores que perderam o prazo para fazer o alistamento, que foi em 7 de maio não poderão votar nestas eleições. Esta foi a data limite para os eleitores requererem inscrição eleitoral, transferência de domicílio, alteração de título eleitoral ou transferência para seção eleitoral especial (eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida).
Para o pagamento de multas o processo é semelhante. O cidadão deve dirigir-se ao cartório para imprimir uma Guia de Recolhimento da União (GRU) e fazer a quitação por meio de depósito bancário. A multa, no caso dos brasileiros, pode ocorrer por diversas causas, entre elas a ausência injustificada às urnas; o alistamento tardio ou no caso de mesário faltoso. O valor da penalidade varia de R$ 1,05 a R$ 35,14.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Viola tenta impedir planos de Mavi: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Jô questiona Cacá sobre suposta doença: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Zélia garante que descobrirá passado de Clarice: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Laura conta ao marido que viu extraterrestre e boato se espalha: Resumo Tieta, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar quinta-feira (12)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.