Eleitor que não votou no segundo turno tem até o Natal para justificar

O eleitor que não votou e não justificou sua ausência às urnas, no segundo turno das Eleições Gerais, tem o prazo de 60 dias, a partir de domingo (26), ou seja, até o Natal para se justificar. A justificativa deve ser feita em qualquer cartório eleitoral, onde o eleitor deverá apresentar pessoalmente um requerimento dirigido […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O eleitor que não votou e não justificou sua ausência às urnas, no segundo turno das Eleições Gerais, tem o prazo de 60 dias, a partir de domingo (26), ou seja, até o Natal para se justificar. A justificativa deve ser feita em qualquer cartório eleitoral, onde o eleitor deverá apresentar pessoalmente um requerimento dirigido ao juiz da zona eleitoral na qual esteja inscrito.

 O requerimento deve seguir acompanhado da documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito e será examinado pelo juiz eleitoral.

É importante que o eleitor que não votou nem justificou no dia da eleição, faça a justificativa posterior para que não fique em débito com a Justiça Eleitoral, o que acarreta uma série de restrições como obter passaporte ou CPF, matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e inscrição em concurso público, entre outras.

Para o eleitor que se encontrava fora do País da data do pleito, o prazo é de 30 dias a partir do seu retorno.

Primeiro Turno

O eleitor que não votou e não justificou no dia da votação do primeiro turno, tem até o dia 4 de dezembro para regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral.

Conteúdos relacionados