Eleições 2014: TSE desenvolve sistema que simula votação na urna eletrônica

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) desenvolveu um simulador de urna, com candidatos, partidos e números fictícios. Para o treinamento, foi reproduzida uma urna de eleição, com os campos que devem ser preenchidos na Eleição de 2014: deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente. De acordo com o TSE, o simulador é uma forma de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) desenvolveu um simulador de urna, com candidatos, partidos e números fictícios. Para o treinamento, foi reproduzida uma urna de eleição, com os campos que devem ser preenchidos na Eleição de 2014: deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente.

De acordo com o TSE, o simulador é uma forma de treinar a votação para todos os cargos em disputa, da mesma maneira que ocorre no dia da eleição.

Para cada cargo, o simulador apresenta uma lista de candidatos e partidos (fictícios). Ainda há opção para outros tipos de eleição, como para prefeito e vereador, além da atual, “Urna – Eleição 2014”.

A página desenvolvida oferece, ainda, uma simulação de votação para eleitores que residem e exercem o direito de voto em outro país. Neste caso, a opção “Urna-Eleição 2014 – Exterior” deve ser clicada.

Além disso, foi criado o simulador para aqueles que estão fora de seu domicílio eleitoral, o “Urna – Eleição 2014 – Voto em trânsito”. Nos dos últimos casos, os eleitores só podem votar para o cargo de presidente.

Ao fim da votação, o eleitor pode retornar à página inicial e reiniciar a votação, basta clicar no botão “nova simulação”.

Clique aqui para conferir o sistema de simulação.

Conteúdos relacionados