Dia das Crianças: é para festejar ou apenas movimentar o comércio?
Mais uma entre tantas outras datas inventadas para se fazer dinheiro, o Dia das Crianças é esperado com ansiedade pelos lojistas da Capital. Segundo o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Ricardo Kuninari, a data é a segunda melhor o ano para o segmento e a quarta para o comércio em geral. De olho […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mais uma entre tantas outras datas inventadas para se fazer dinheiro, o Dia das Crianças é esperado com ansiedade pelos lojistas da Capital. Segundo o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Ricardo Kuninari, a data é a segunda melhor o ano para o segmento e a quarta para o comércio em geral.
De olho no potencial, até o feriado da criação de MS ficou para segundo plano, e o comércio deve abrir normalmente no sábado (11).
Para o sociólogo Paulo Cabral, de 65 anos, isso vem demonstrar que a data, assim como tantas outras, foi criada exatamente para isso, para movimentar o comércio e fazer com que as pessoas gastem.
Contra dar presentes para as crianças na data festiva, ele diz que os filhos cresceram sem mimos nos Dia das Crianças e já combinou que também fará o mesmo com os netos. “Estes dias até estava conversando com a minha mulher sobre isso. Que assim como fizemos com as crianças não vamos dar brinquedos para os netos, quando o tivermos”, conta.
O estudioso diz que não lembra ao certo o que surgiu primeiro, se foi o Dia das Crianças ou o Salão das Crianças, evento que acontecia em São Paulo onde eram apresentadas as novidades do mercado.
“Lembro quando eu era criança e tinha os salões em São Paulo. O Caio Ancântara Machado foi quem criou os salões, primeiro ele alugava um pavilhão no Ibirapuera e montava as feiras. Depois elas cresceram e foram transferidas para o Anhembi. Tinha feira de utilidades domésticas, do automóvel, e o salão das crianças. O Caio era um homem de marketing”, relembra.
“Os salões tinham um calendário regular e o das crianças acontecia justamente em outubro. Não sei se acontecia na data por causa do Dia das Crianças ou se foi introduzido no mês por isso. De todo modo, a prática de se presentear crianças no dia das crianças surgiu cerca de uns dez anos ou mais depois do Salão das Crianças, que apresentava as novidades para o natal”, conclui.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Rotary Club de Campo Grande comemora 85 anos e destaca trajetória de ações sociais
Jantar comemorativo reuniu membros da entidade que ressaltaram atuação de destaque em Mato Grosso do Sul
Câmara destina 25% da emenda impositiva da Saúde para projeto coordenado por vereador
Victor Rocha (PSDB) explica que fez pedido a vereadores para ampliar Casa Rosa e atender homens e crianças
Clubes de MS realizam assembleia para alterar estatuto e novo presidente da FFMS pode ser decidido
Assembleia ocorre após TJD-MS prorrogar prazo
Pedestre morre atropelado por caminhão na BR-376 em Fátima do Sul
Acidente aconteceu entre o Aeródromo e a região conhecida como ‘Tonico Rosso’
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.