Pular para o conteúdo
Geral

Depois de 18 anos, Capital se ajusta à legislação e Ceinf passa para a Semed

Depois de 18 anos e tendo passado pela gestão dos prefeitos de Campo Grande, André Puccinelli (PMDB), Nelsinho Trad (PMDB) e Alcides Bernal (PP), a gestão plena dos  Centros de Educação Infantil (Ceinfs) passaram para a Secretaria Municipal de Educação (Semed). A assinatura da transferência dos Ceinfs que eram de responsabilidade da Secretaria de Assistência […]
Arquivo -

Depois de 18 anos e tendo passado pela gestão dos prefeitos de , André Puccinelli (PMDB), Nelsinho Trad (PMDB) e Alcides Bernal (PP), a gestão plena dos  Centros de Educação Infantil (Ceinfs) passaram para a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A assinatura da transferência dos Ceinfs que eram de responsabilidade da Secretaria de Assistência Social (SAS) foi realizada na manhã desta segunda-feira (20). “Passa a ser da educação e não mais da assistência social. É um respeito ao antigo anseio que vai atender à legislação vigente, há mais de 18 anos estava desobedecendo uma lei que vige no nosso País”, afirmou Bernal.

Segundo o presidente do Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP), Geraldo Alves Gonçalves, Campo Grande era a única capital do País fora da legislação quanto à educação infantil. “É um avanço depois de 18 anos de atraso. Hoje o Ceinf para ser da Semed. Aqui era a única capital do País que o Ceinf pertencia à SAS”, pontuou o presidente.

Para a secretária da SAS, Thais Helena, com a transferência dos Ceinfs, a SAS poderá se voltar mais para a área de atuação que diz respeito à assistência social, sem desviar o foco. “Agora a SAS será exclusivo para a SAS. Vamos acabar com a vulnerabilidade social e com a miséria que tem na nossa cidade”, disse a secretária.

O secretário municipal de Educação, José Chadid, ressaltou a importância do ato, além de adequar a educação infantil à legislação do País. “É um marco histórico. Transformou a primeira etapa da educação básica, é o fim depois de 18 anos”, enfatizou.

Para o secretário, o início da vida escolar é a fase mais importante na formação do cidadão. “São nos primeiros anos de educação que faz a diferença na formação do cidadão. É um direito das crianças o acesso à educação e não apenas o direito para as mães trabalharem”, pontuou.

O promotor da Infância e Juventude, Sérigo Harfouche, também participou do evento e cobrou do prefeito zerar a demanda de acesso à educação infantil. “Em 2016, haverá a redução da idade de corte. As cidades vão transferir as vagas de creche, mas aqui deve ser mantida. Há 10 anos ingressei com uma Ação Civil Pública tentando zerar o deficit”, afirmou o promotor.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Deixou boas lembranças’: escola homenageia jovem que morreu em acidente na BR-060

Mãe e padrasto são presos suspeitos de matar criança de 2 anos no RJ

Quem é Luiz Flávio de Brito, apresentador de TV que morreu após ser atacado com furadeira

Como o hábito da leitura matinal está ganhando força entre brasileiros e impactando saúde mental e produtividade

Notícias mais lidas agora

Adriane proíbe gastos acima da inflação e prepara Campo Grande para novas obras

‘Era alegria da casa’, diz tio de menino de 11 anos encontrado morto em MS

malebolge prefeito operação

Ao STF, juiz diz não ter acesso a provas usadas pelo MPMS em denúncia por corrupção

cnu concurso unificado

‘Enem dos Concursos’: prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do CNU termina hoje 

Últimas Notícias

Brasil

PF investiga ação criminosa voltada ao contrabando de imigrantes

Em 2024 foram identificados ao menos trezentas entradas irregulares de imigrantes

Brasil

Moraes prorroga inquérito que investiga Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro é investigado por crime de coação no curso do processo e obstrução de investigação

Política

Campo Grande adere a ato nacional e terá protesto pela taxação dos super-ricos e fim da escala 6×1

Mato Grosso do Sul deve sediar um dos protestos “Congresso Inimigo do Povo”

Cotidiano

Plantão de multivacinação acontece em shopping da Capital neste fim de semana

Para atualizar a carteira de vacinação, o cidadão deverá apresentar um documento com foto. O atendimento ocorrerá por ordem de chegada