DATAmax: Reinaldo sobe e Delcídio tem empate técnico com soma dos adversários
A dez dias das eleições, os índices não permitem definir estatisticamente se o próximo governador será eleito em um ou dois turnos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A dez dias das eleições, os índices não permitem definir estatisticamente se o próximo governador será eleito em um ou dois turnos
O senador Delcídio do Amaral (PT) mantém a liderança na disputa pelo governo de Mato Grosso do Sul. Mas, estatisticamente, não é possível definir se haveria segundo turno ou se o petista ganharia no primeiro, caso as eleições fossem realizadas hoje. Reinaldo Azambuja (PSDB) subiu 4,5 pontos percentuais e consolida as chances de chegar em segundo lugar.
É o que apontam os últimos números da pesquisa DATAmax, realizada entre os dias 20 e 25 de setembro e registrada no TRE-MS com o número MS-00043/2014.
Considerando a margem de erro, e o grau de confiabilidade, não é possível indicar se a escolha do próximo governador será feita em um ou dois turnos porque o primeiro colocado está tecnicamente empatado com a soma dos índices de todos os outros votos válidos.
Delcídio tem 42,10% das intenções de voto, e caiu 0,4 pontos percentuais com relação à rodada anterior, divulgada no dia 11 de setembro e registrada no TRE-MS com o número 00034/2014.
Já Reinaldo Azambuja (PSDB) subiu 4,5 pontos percentuais com relação à última pesquisa e tem 24,4% da preferência dos eleitores entrevistados. Ele ampliou a vantagem sobre Nelson Trad Filho (PMDB), que perdeu 0,7 pontos percentuais e ficou com 18,4% das intenções de voto.
Agora, 6,0 pontos percentuais distanciam Nelsinho do segundo lugar e Reinaldo Azambuja seria o adversário de Delcídio do Amaral no eventual segundo turno.
Além dos três primeiros colocados, pontuaram o candidato Evander Vendramini (PP), com 1,10%; Professor Monje (PSTU), com 0,40% Sidney Melo (PSOL), com 0,50% das intenções de voto.
Indecisos migraram
A dez dias da eleição, o número de eleitores indecisos diminuiu para 7,6%, com uma queda de 4,3 pontos percentuais (11,6% na última rodada). O índice é muito próximo da alta registrada pelo candidato Tucano, sugerindo uma migração dos eleitores indecisos para a base de eleitores de Azambuja.
Com o quadro de indefinição em relação à ocorrência ou não do segundo turno, esses eleitores que se declararam indecisos serão os responsáveis por resolver se o próximo governador de MS será eleito no próximo dia 5 de outubro ou se haverá nova eleição com disputa entre os dois mais votados.
Já o percentual de votos brancos e nulos se manteve com pouca variação, passando de 5,7% para 5,50%.
Foram entrevistados 2.000 eleitores em 40 municípios do eleitorado sul-mato-grossense, entre os dias 20 e 25 de setembro. A pesquisa foi registrada no TRE-MS (00043/2014) e apresenta margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O grau de confiança é de 95%.
Na pesquisa anterior (TRE-MS-00034/2014) foram entrevistados 1.500 eleitores em 38 municípios do eleitorado sul-mato-grossense, entre os dias 6 e 10 de setembro. A margem de erro foi 2,5 pontos percentuais, para mais ou menos, e o grau de confiança também era de 95%.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista cai em buraco obra não sinalizada em Dourados e fica gravemente ferido
Vítima foi atendida por equipes do Corpo de Bombeiros e Samu
Sol e chuva: Previsão indica calor de 35°C e chance de tempestade em MS
Previsão desta quinta-feira (12) destaca a possibilidade de chuva em grande parte do Estado
Com enxada e faca, homem é preso por guardas municipais após ameaçar casal de namorados
Acusado também teria apalpado as nádegas de uma jovem de 18 anos
Durante fuga de abordagem, motociclista bate em muro no Universitário em Campo Grande
Motociclista não tinha CNH
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.