Comissão acha improvável remédio ter causado mortes na Santa Casa e mistério prossegue
Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (22), a presidente da Comissão de Óbitos da Santa Casa, Priscila Alexandrino, declarou ser improvável que as mortes de três pacientes submetidas à quimioterapia foram causadas pelo medicamento 5-FU (Fluoro-Uracil). “O medicamento é usado há quarenta anos no país e nunca houve casos de mortes em […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (22), a presidente da Comissão de Óbitos da Santa Casa, Priscila Alexandrino, declarou ser improvável que as mortes de três pacientes submetidas à quimioterapia foram causadas pelo medicamento 5-FU (Fluoro-Uracil).
“O medicamento é usado há quarenta anos no país e nunca houve casos de mortes em outro lugar. Portanto, as hipóteses não foram descartadas, mas as chances caíram bastante”, garante a presidente da Comissão.
Desde segunda-feira (21), técnicos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) se reúnem com a direção do hospital. Eles fizeram oitivas com, pelo menos, três funcionários da empresa terceirizada.
Os técnicos permanecerão na Santa Casa até sexta-feira (25). Eles têm ouvido também familiares das vítimas. Serão analisados ainda protocolos dos últimos três anos, para checar os procedimentos e tentar descobrir as causas das três mortes.
A quarta paciente que passou mal durante sessão de quimioterapia, uma senhora de 71 anos, está com o quadro de saúde estável e será transferida para o Hospital São Julião, por precisar apenas de suplementação alimentar.
O caso
A Santa Casa criou uma comissão na sexta-feira (18) para investigar as mortes das pacientes Maria Glória Guimarães, 61 anos, Carmem Insfran Bernard, 42 anos, e Norotilde Araújo Greco, de 72, que foram submetidas a sessões de quimioterapia à base de Leucovorin – ácido folínico – e ácido solínico entre 24 e 28 de junho.
Após alguns dias, as três, em dias alternados, voltaram ao hospital com reações anormais ou exageradas aos medicamentos, segundo informou a direção da Santa Casa. Os quadros pioraram até a morte das três.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista cai em buraco obra não sinalizada em Dourados e fica gravemente ferido
Vítima foi atendida por equipes do Corpo de Bombeiros e Samu
Sol e chuva: Previsão indica calor de 35°C e chance de tempestade em MS
Previsão desta quinta-feira (12) destaca a possibilidade de chuva em grande parte do Estado
Com enxada e faca, homem é preso por guardas municipais após ameaçar casal de namorados
Acusado também teria apalpado as nádegas de uma jovem de 18 anos
Durante fuga de abordagem, motociclista bate em muro no Universitário em Campo Grande
Motociclista não tinha CNH
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.