Comerciante aguarda atendimento duas vezes seguida em UPA da Coronel Antonino
O comerciante Antônio Jaime Correa, de 49 anos, teve que aguardar atendimento duas vezes seguida nesta terça-feira (9) na UPA da Coronel Antonino. Deficiente físico, Antônio foi atendido pela primeira vez às 11 horas e foi fazer raio-x a pedido do médico. Quando voltou, teve que fazer nova ficha, medir a pressão novamente e aguardar […]
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O comerciante Antônio Jaime Correa, de 49 anos, teve que aguardar atendimento duas vezes seguida nesta terça-feira (9) na UPA da Coronel Antonino. Deficiente físico, Antônio foi atendido pela primeira vez às 11 horas e foi fazer raio-x a pedido do médico. Quando voltou, teve que fazer nova ficha, medir a pressão novamente e aguardar novamente outro médico.
“O outro médico me disse que eu teria que fazer tudo de novo. Eu com dores, de muleta, andando para cima e para baixo e os funcionários sentados nem se levantaram para resolver o problema”, conta. Antônio reclamou na assistência social, que segundo ele “agilizou um pouco” e às 13h20 foi encaminhado para o CEM – Centro de Especialidades Médicas.
Antônio disse que a população campo-grandense sofre com os postos de saúde. “Estão sempre superlotados por burocracia e falta de vontade de atender. Está um caos”, critica.
Ordem de atendimento
De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a ordem de atendimento é realizado de acordo com a classificação de risco do paciente. Em nota a assessoria da Sesau disse que o motivo da demora do atendimento se deve pela classificação de risco desse paciente, que não apresentava tanta gravidade.
Sobre o fato de o paciente ter que voltar à estaca zero, a Sesau informou que é “protocolo seguido pelas unidades, pois o retorno gera um novo atendimento no sistema”.
A Sesau disponibilizou ainda o Protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco das UPAs, que atribui cores para identificar e estratificar a gravidade do atendimento:
Vermelho (Emergência): São pacientes graves, com risco iminente de morte e que necessitam de atendimento imediato.
Amarelo (Potencialmente Urgente): São pacientes sem risco iminente de morte, porém devem ser atendidos em tempo hábil.
Verde (Não urgente – casos simples): São pacientes sem risco iminente de morte, que podem aguardar atendimento e que dependem de recursos (exames diagnóstico) para avaliação e conduta médica.
Azul (Casos simples – ordem de chegada): São pacientes sem risco iminente de morte, que podem aguardar atendimento, conforme a ordem de chegada, e que provavelmente não irá necessitar de nenhum recurso (exame diagnóstico) para o atendimento e conduta médica, são consideradas consultas de baixa complexidade.
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