Combinados: Reinaldo e Delcídio fogem do confronto direto em debate do Midiamax
Poucos dias antes de debate programado para não ser ‘conversa de comadres’, e após verdadeira ‘acomodação’ de forças políticas antigas nas candidaturas, PT e PSDB se juntam e fecham pacto que os livra de se enfrentarem
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Poucos dias antes de debate programado para não ser ‘conversa de comadres’, e após verdadeira ‘acomodação’ de forças políticas antigas nas candidaturas, PT e PSDB se juntam e fecham pacto que os livra de se enfrentarem
Juntos e combinados, os dois candidatos que disputam o governo de Mato Grosso do Sul neste segundo turno das eleições, Delcídio do Amaral (PT) e Reinaldo Azambuja (PSDB) fugiram do confronto direto no debate programado pelo Jornal Midiamax para a próxima segunda-feira (20).
A decisão foi comunicada em ofício de comum acordo registrado pelos coordenadores de campanha dos dois lados, nesta quinta-feira (16).
Os debates realizados pelo Jornal Midiamax priorizam o confronto direto entre os candidatos, e não seguem o padrão engessado de outros realizados para soarem aos eleitores como ‘conversa de comadres’. Mediante o risco de terem de explicar ao vivo temas embaraçosos, os dois candidatos que disputam o cargo de governador em MS desistiram.
A desculpa apresentada no documento é a ‘exiguidade do tempo’.
‘Cansados antes de eleitos’
Carlos Alberto de Assis, coordenador de Campanha de Reinaldo Azambuja (PSDB), e Marcus Garcia Figueiredo, coordenador de Campanha de Delcídio do Amaral (PT), chegaram juntos na manhã desta quinta-feira à sede do Jornal. Tentaram explicar dizendo que tanto o petista quanto o tucano estavam ‘cansados demais’ com o ritmo de propaganda eleitoral.
“É uma decisão lamentável. A realização de um debate no padrão que definimos, inclusive com representantes de todas as coligações, envolve altos custos e diversas equipes. Avisar assim, na última hora, é, no mínimo, intempestivo”, avaliou o sócio-diretor do Jornal Midiamax, Carlos Eduardo Naegele.
‘Mesmo saco?’
A decisão conjunta dos dois candidatos vem poucos dias após verdadeira ‘acomodação’ nas candidaturas de velhas personagens do cenário político sul-mato-grossense.
Após manter no primeiro turno o discurso de ‘mudança de verdade’, Reinaldo Azambuja (PSDB) recebeu apoio oficial de boa parte dos afilhados políticos do atual governador, do candidato que ficou em terceiro, Nelson Trad Filho (PMDB) e de Simone Tebet (PMDB), senadora eleita pelo grupo político de André Puccinelli (PMDB).
Delcídio do Amaral, que já iniciou a campanha com o deputado mais antigo de Mato Grosso do Sul, Londres Machado (PR), como candidato a vice-governador, foi até Brasília logo após a confirmação do segundo turno e foi flagrado em conversa com Dilma Rousseff (PT) na presença também de André Puccinelli.
Reinaldo e Delcídio foram aliados até poucos dias antes das definições das candidaturas. Chegaram a visitar o Estado inteiro falando juntos e trocando elogios. Mas, não fecharam a aliança porque as executivas nacionais do PT e do PSDB vetaram.
Reunião
Outro fato ‘curioso’ sobre a condução política da sucessão em MS é o flagrante, na madrugada posterior à eleição, de uma reunião na casa do presidente da Assembleia Legislativa de MS, deputado estadual Jerson Domingos (PMDB), então principal apoiador de Delcídio dentro do PMDB, com a presença de André Puccinelli e o presidente regional do partido de Azambuja, deputado estadual Márcio Monteiro (PSDB).
“É lamentável a decisão combinada dos candidatos, principalmente para os eleitores. Quem perde é a democracia. O Jornal Midiamax mantém sua linha editorial de independência mas, com esse acordo entre os dois candidatos, fica para a população de Mato Grosso do Sul mais uma dúvida sobre até onde vai a disputa pelo governo e onde começam os velhos acordos políticos que o brasileiro já mostrou abominar”, pondera Naegele.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Sol e chuva: Previsão indica calor de 35°C e chance de tempestade em MS
Previsão desta quinta-feira (12) destaca a possibilidade de chuva em grande parte do Estado
Com enxada e faca, homem é preso por guardas municipais após ameaçar casal de namorados
Acusado também teria apalpado as nádegas de uma jovem de 18 anos
Durante fuga de abordagem, motociclista bate em muro no Universitário em Campo Grande
Motociclista não tinha CNH
[ BASTIDORES ] Prefeito se livra de ação civil no interior de MS
Candidato da base segue indefinido na Câmara de Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.