Com novo helicóptero, Marinha agiliza atendimento a ribeirinhos no Pantanal

O Comando do 6º Distrito Naval de Ladário conta agora com mais um helicóptero integrando a frota do 4º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral. Com a N-7057, o esquadrão passa a ter três aeronaves para atendimentos diversos à população, como prestação de primeiros-socorros, auxílio em situações de incêndio, além da guarnição da fronteira. “O […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Comando do 6º Distrito Naval de Ladário conta agora com mais um helicóptero integrando a frota do 4º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral. Com a N-7057, o esquadrão passa a ter três aeronaves para atendimentos diversos à população, como prestação de primeiros-socorros, auxílio em situações de incêndio, além da guarnição da fronteira.

“O importante é que a comunidade local veja a relevância que a Marinha do Brasil está dando à nossa fronteira oeste. Estava previsto recebermos mais uma aeronave e ela chegou no final de semana [no sábado, dia 11] aumentando nossa capacidade operativa. Precisamos ter três aeronaves, pois em determinada época do ano há a necessidade de revisões, sendo necessário afastá-las das atividades. Com essa aeronave, podemos prestar um melhor atendimento social, em caso de resgates, de socorros, de evacuação aeromédica, aumentando também nosso poderio bélico”, explicou ao Diário Corumbaense o comandante do 6º Distrito Naval, contra-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho.

O novo helicóptero tem capacidade para o transporte de seis pessoas e desde já, passa a integrar as atividades do Esquadrão HU-4. “Esta é uma aeronave que tem o valor de 4 milhões de reais. Foi reformada em Itajubá, Minas Gerais, e enviada ao 6º Distrito Naval. A aeronave estava em São Pedro da Aldeia, foi construída na década de 80, reformada e hoje, temos um veículo praticamente novo. O 6º Distrito Naval adquiriu também dois navios novos, um para carregamento de tropa e outro para o serviço de sinalização náutica”, destacou o contra-almirante.

O comandante do Esquadrão HU-4, Alexsander Moreira dos Anjos, informou que em 2013, foram realizadas seis evacuações aeromédicas, atendendo a situações adversas com ribeirinhos, como picadas de cobra, perigo gestacional e acidentes diversos. “No ano passado, o Esquadrão prestou apoio a seis evacuações aeromédicas atendendo as regiões de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Com essa nova aeronave, os serviços ganham maior agilidade, seja em socorro médico, auxílio em combate a pequenos focos de incêndio e proteção das fronteiras”, frisou.

12 mil horas

Em novembro de 2013, o 4º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, subordinado ao Comando do 6º Distrito Naval, completou 12 mil horas de voo, desde a sua criação em 16 de maio de 1995. O Gavião Pantaneiro, como é chamado o esquadrão por conta de sua ave símbolo, cumpre tarefas de esclarecimento, busca e salvamento, evacuação aeromédica e transporte de pessoal e material.

Grande parte das 12 mil horas de voo foi conquistada em missões operativas, embarcado ou de terra, como a Ribeirex, Aspirantex, Ninfa, Platina, Acrux, Brasbol, Quebracho e Cáceres, além das inspeções navais nos rios Paraguai, Tietê, Paraná e Paranapanema. O Esquadrão também participou de operações conjuntas, como Anhanduí e Ágata.

Conteúdos relacionados