Com frio e cheia, MS registrou poucas ocorrências de pesca predatória no feriadão

Equipes da PMA (Polícia Militar Ambiental) autuaram pelo menos 15 durante a operação “Dia do Trabalhador”, que iniciou na quarta-feira (30 de abril) e terminou na manhã de dest5a segunda-feira (05). O foco da fiscalização foi a prevenção à pesca predatória, haja vista, ser comum o aumento do número de pescadores praticando pesca nos rios […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Equipes da PMA (Polícia Militar Ambiental) autuaram pelo menos 15 durante a operação “Dia do Trabalhador”, que iniciou na quarta-feira (30 de abril) e terminou na manhã de dest5a segunda-feira (05). O foco da fiscalização foi a prevenção à pesca predatória, haja vista, ser comum o aumento do número de pescadores praticando pesca nos rios durante os feriados prolongados. 

Foram desenvolvidas também barreiras em várias estradas e combate ao desmatamento, exploração ilegal de madeira, caça, carvoarias irregulares e outros crimes e infrações ambientais. Também crimes comuns como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, porte ilegal de armas e outros foram combatidos e prevenidos. Efetivo da Capital também reforçou as cidades do interior banhadas por rios piscosos, como Coxim, Sonora, Aquidauana, Corumbá e Miranda. 
Durante essa operação foram 15 autuados, contra 23 da operação realizada no mesmo período, no ano passado. Apesar do foco para as possíveis ocorrências de pesca ilegal, este tipo de ocorrência não foi destaque, sendo apenas três, com uma pessoa presa por pesca predatória e duas autuadas por infração administrativa de pescar sem licença. Sendo que na operação anterior, foram 13 presos por pesca predatória e quatro autuados por pescar sem licença. 
De todas as operações realizadas pela PMA nos últimos 15 anos, somente nesta, as ocorrências de pesca não predominaram. O Comando da PMA atribui esse fato, a possivelmente o tempo frio e a cheia em alguns rios, que fizeram com que diminuísse a quantidade de pescadores e os problemas relativos à pesca neste feriado prolongado. 
O destaque nesta operação foi o desmatamento. Foram seis ocorrências. As demais foram uma por captura e transporte de aves silvestres e transporte de carne de jacaré, uma por incêndio, uma por transporte de agrotóxicos, uma por transporte ilegal de carvão, uma por transporte ilegal de madeira e uma por rinha de galos. Com relação aos crimes comuns, foram apreendidos 535 quilos de maconha. 
Nesta operação foi aplicado um valor de R$ 49.990,00 em multas contra R$ 1,6 milhão durante a operação de 2012. Este valor elevado em multas em 2012 foi devido às infrações por desmatamentos de grandes áreas e exploração ilegal de madeiras, infrações estas para as quais são previstas multas altas, conforme o decreto federal 6.514/2008. 
A quantidade de pescado apreendido não atingiu 10% a anterior, sendo de 17 quilos contra 282 quilos. A quantidade de petrechos de pesca apreendidos foi dentro do esperado. Apenas a quantidade de anzóis de galho que foi pouco mais da metade, do que se apreendeu na operação passada.

Conteúdos relacionados