CMO divulga balanço parcial de Operação Ágata 8

O CMO (Comando Militar do Oeste) divulgou hoje (15) O BALANÇO PARCIAL DA Operação Ágata 8. A operação foi deflagrada na manhã de sábado (10) na região oeste de fronteira do país e tem como objetivo combater os crimes de narcotráfico, contrabando de armas, munições e veículos, descaminho, crimes ambientais e garimpo ilegais na região. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O CMO (Comando Militar do Oeste) divulgou hoje (15) O BALANÇO PARCIAL DA Operação Ágata 8. A operação foi deflagrada na manhã de sábado (10) na região oeste de fronteira do país e tem como objetivo combater os crimes de narcotráfico, contrabando de armas, munições e veículos, descaminho, crimes ambientais e garimpo ilegais na região.

Até o presente momento, foram revistados 9.208 veículos, inspecionadas 471 embarcações, revistados 5431 pedestres, 19 patrulhas terrestres e 37 patrulhas fluviais. Como resultado parcial, foram apreendidos cerca de 416 Kg de maconha, 3 m³ de madeira ilegal, 2,3 mil litros de combustível e três pessoas foram presas em flagrante. 

Participam da Operação cerca de 3,8 mil militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea, apoiados por 403 agentes das Polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Civil e de agências governamentais, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), Receita Federal, Defesa Civil-MS, Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Grupo Especial de Fronteira – MT (GEFRON), entre outras.

A Operação é coordenada pelo Ministério da Defesa, por meio do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) e conta com a participação do Ministério da Justiça e do Ministério da Fazenda, conforme o Plano Estratégico de Fronteiras (PEF).

Além do combate aos ilícitos transfronteiriços e ambientais, a Operação Ágata 8 desenvolve ações cívico-sociais (ACISO), levando atendimento médico, odontológico e hospitalar a populações de localidades isoladas e menos assistidas. 

Segundo baanço parcial, foram realizados 243 atendimentos médicos, 137 atendimentos odontológicos, 323 atividades de prevenção de saúde e distribuídos 299 medicamentos. Também foram  iniciadas reformas de três escolas públicas, creches, manutenção e reparo de 13 Km de estradas.

Conteúdos relacionados