Câmara aprova proposta que regulamenta assistência farmacêutica
Projeto de lei que regulamenta a assistência farmacêutica e obriga a presença de um farmacêutico durante todo o horário de funcionamento desse tipo de estabelecimentos foi aprovado hoje (2) pela Câmara dos Deputados. Como foi modificado na apreciação pela Câmara, o projeto, que teve origem no Senado, voltará à Casa Legislativa para nova deliberação. O […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Projeto de lei que regulamenta a assistência farmacêutica e obriga a presença de um farmacêutico durante todo o horário de funcionamento desse tipo de estabelecimentos foi aprovado hoje (2) pela Câmara dos Deputados. Como foi modificado na apreciação pela Câmara, o projeto, que teve origem no Senado, voltará à Casa Legislativa para nova deliberação.
O relator do projeto na Câmara, Ivan Valente (PSOL-SP), disse que o texto aprovado virou “uma verdadeira lei orgânica das farmácias”, que deverão prestar assistência integral à população, fornecendo as orientações necessárias aos consumidores de medicamentos. Segundo o deputado, o projeto acaba com a diferenciação hoje existente entre farmácia e drogaria e unifica todos os estabelecimentos como farmácias de atendimento e orientação à saúde.
“O objetivo [do projeto] é oferecer ao cidadão brasileiro o direito de chegar a um estabelecimento que presta assistência farmacêutica e de saúde e ser atendido por um profissional habilitado, em um país em que a maior causa de intoxicação é o uso inadequado de medicamentos”, acrescentou Valente, que apresentou seu parecer ao projeto pela primeira vez há 17 anos.
De acordo com Valente, pelo projeto, o cidadão poderá chegar à farmácia a qualquer momento e terá à disposição um profissional competente e responsável pelo medicamento vendido e também capaz de esclarecer dúvidas. “É a assistência farmacêutica integral”, afirmou o deputado. Além de determinar a permanência do farmacêutico durante todo o período em que a farmácia estiver aberta, o projeto especifica obrigações ao proprietário e ao farmacêutico.
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que é farmacêutica, disse que o projeto representa um avanço na assistência à saúde da população. “É um excelente projeto, não só por garantir a presença do farmacêutico, mas também por permitir que os estabelecimentos realizem procedimentos como tomada de pressão e vacinação.” Vanessa acredita em uma tramitação célere do projeto no Senado.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Terceiro envolvido em assassinato é preso em Corumbá
No dia do crime, policias militares prenderam duas mulheres envolvidas
Caminhão estraga e interrompe trânsito em rotatória na Via Park
Trânsito ficou interrompido no local
Entidades do setor produtivo criticam aumento da Selic
Consideram que os juros altos prejudicarão o emprego e a recuperação da economia
Motociclista sofre queda ao desviar de buraco e morre arrastado por carreta
O rapaz seguia em uma moto Honda CG pela Avenida
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.