Caixa afirma que não tem responsabilidade por erro em obra de esgoto da Homex
O superintendente Regional da Caixa Econômica Federal de Mato Grosso do Sul, Paulo Antunes, afirmou que o órgão não tem responsabilidade em esgoto mal feito no condomínio Varandas do Campo, no bairro Paulo Coelho Machado. A declaração foi feita na tarde desta quinta-feira (6), durante oitiva da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Homex da […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O superintendente Regional da Caixa Econômica Federal de Mato Grosso do Sul, Paulo Antunes, afirmou que o órgão não tem responsabilidade em esgoto mal feito no condomínio Varandas do Campo, no bairro Paulo Coelho Machado. A declaração foi feita na tarde desta quinta-feira (6), durante oitiva da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Homex da Câmara de Vereadores de Campo Grande. “A Caixa financia apenas os apartamentos”, afirmou.
Segundo ele, além disto, o projeto de rede de esgoto e drenagem precisa ser aprovado pelo órgão competente, ou seja, a Águas Guariroba, concessionário de água e esgoto da Capital. “Eles apresentaram a aprovação, que é considerado pela Caixa como uma carta de viabilidade para dar continuidade à obra”, explicou.
CNPJs
O vereador Carlão (PSB) questionou o superintendente sobre o fato de a Homex tem 33 CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e ser considerada uma empresa “caloteira” em todo Brasil, e mesmo assim a Caixa aprovar o financiamento da obra.
Paulo Antunes esclareceu que na época em que a Homex fechou contrato com a Caixa ela utilizava apenas três CNPJs e o órgão fez pesquisa sobre estes cadastros. “Não havia nada que desabonasse a Homex até então. Ela passou pro todo crivo jurídico e reprovar o financiamento seria uma ilegalidade com a empresa”, afirmou.
Os vereadores questionaram se há alguma dívida da Homex com Caixa, porém foi dito que devido à lei do sigilo bancário não ter permissão para dar essa informação.
Erros na obra
Com base em oitivas de membros do Conselho Regional e Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA-MS) e Sindicato Intermunicipal da Indústria (Sinduscon-MS), os vereadores questionaram também sobre se o engenheiro da Caixa Econômica Federal deveria ser responsabilizado pelos erros da obra.
“A medição serve para liberar o financiamento de acordo com o andamento da obra e não é uma medição técnica. Pois, a Caixa não tem A.R.T. para isto. Então, o responsável pelos erros estruturais da obra é o engenheiro da obra”, explicou.
Quanto aos vícios de construção, a Caixa alegou que defende o mutuário e que acionou a construtora por diversas vezes fazendo acordos e colocando cronogramas tanto para os danos, quanto os vícios, que não foram cumpridos pela Homex. “Por isto, houve a troca da construtora”, afirmou.
Em 6,5 anos, a Caixa Econômica concedeu o financiamento a mais de 101 mil imóveis em Mato Grosso do Sul. Apenas a Homex e uma outra empresa, há quatro anos atrás, não concluíram as obras.
“Apesar disso, os mutuários não são vítimas. Tudo está sendo resolvido”, ressaltou o superintendente da Caixa no Estado, Paulo Antunes. No lugar da Homex, a VBC Engenharia assumiu os 272 apartamentos que não foram terminados.
Já a empresa Tecnometra, assumiu o conserto de falhas estruturais 6 empreendimentos, cerca de 570 apartamentos, pois é a detentora da tecnologia empregada na obra. (Matéria alterada às 17h04 para acréscimo de informações)
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista cai em buraco obra não sinalizada em Dourados e fica gravemente ferido
Vítima foi atendida por equipes do Corpo de Bombeiros e Samu
Sol e chuva: Previsão indica calor de 35°C e chance de tempestade em MS
Previsão desta quinta-feira (12) destaca a possibilidade de chuva em grande parte do Estado
Com enxada e faca, homem é preso por guardas municipais após ameaçar casal de namorados
Acusado também teria apalpado as nádegas de uma jovem de 18 anos
Durante fuga de abordagem, motociclista bate em muro no Universitário em Campo Grande
Motociclista não tinha CNH
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.