Bonito recebe Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFMS

A Prefeitura de Bonito, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, levou para a cidade a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP-UFMS), que é um projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, prestadora de serviços necessários para o início, desenvolvimento e/ou reciclagem de cooperativas ou grupos de trabalho associativo, denominad…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Prefeitura de Bonito, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, levou para a cidade a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP-UFMS), que é um projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, prestadora de serviços necessários para o início, desenvolvimento e/ou reciclagem de cooperativas ou grupos de trabalho associativo, denominados de Empreendimentos de Economia Solidária (EES). É uma linha de extensão universitária que disponibiliza um núcleo básico interdisciplinar formado pelo quadro: docente, acadêmico e técnico, buscando assim, socializar o conhecimento da universidade junto aos setores populares.

O eixo do projeto da ITCP-UFMS visa estimular a formação de empreendimentos de economia solidária no Estado de Mato Grosso do Sul, como forma de geração de trabalho e renda, promovendo a capacitação de cooperados/empreendedores através de cursos de qualificação profissional continuada além de acompanhamento nas áreas social, produtiva, educacional, saúde, jurídica, administrativa, de mercado, contabilidade, econômica e tecnológica. O projeto deverá atender primeiramente aos anseios da comunidade dos Distrito Águas do Miranda e futuramente poderá ser estendido até outros assentamentos.

A primeira reunião com os moradores foi no último sábado dia 19 com uma equipe de técnicos da UFMS coordenados pela Professora Dalva Mirian Coura Aveiro. Foram demonstrados os trabalhos já realizados pela ITCP-MS em outros lugares no Estado como no Assentamento Juncal em Naviraí, que hoje é exemplo de trabalho bem sucedido organizados em cooperativas no Brasil. Foi também explanado com os presentes sobre a necessidade de se organizar em forma de cooperativas para formar núcleos de produção diversas como criação de peixe, panificadora, frango caipira, artesanato entre outros.

Estas cooperativas populares facilitam a comercialização da produção desses grupos de forma legal, promovendo assim o crescimento destes cooperados e da qualidade de vida local. Ainda faltam duas reuniões para cumprir algumas etapas iniciais de acordo com o Governo Federal e que irão servir para definição de que culturas que serão trabalhadas numa primeira fase e ainda oportunizar uma adesão do maior número de moradores daquele local.

A prefeitura acredita que, com parceiros como estes, estará trabalhando para fortalecer o pequeno produtor, propiciando novas perspectivas inclusive de novos gêneros de produção, buscando reduzir significativamente a carência em núcleos rurais distante do centro da cidade de Bonito e que serão atendidos com o mesmo olhar que é dispensado ao cidadão urbano.

Conteúdos relacionados