BCE mantém taxas de juros e enfrenta perguntas sobre novas medidas
O Banco Central Europeu (BCE) manteve as taxas de juros em mínimas recordes nesta quinta-feira, evitando novas ações enquanto avalia o impacto de uma série de medidas lançadas no mês passado para reforçar a economia da zona do euro. O BCE manteve sua principal taxa de refinanciamento em 0,15 por cento e sua taxa de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Banco Central Europeu (BCE) manteve as taxas de juros em mínimas recordes nesta quinta-feira, evitando novas ações enquanto avalia o impacto de uma série de medidas lançadas no mês passado para reforçar a economia da zona do euro.
O BCE manteve sua principal taxa de refinanciamento em 0,15 por cento e sua taxa de depósitos em -0,10 por cento, efetivamente cobrando dos bancos para que deixem seus recursos no banco central de um dia para o outro, conforme tenta encorajar os bancos a emprestarem para pequenas e médias empresas.
O banco central está aguardando para avaliar o impacto de medidas apresentadas no mês passado –cortes de taxas para mínimas recordes e uma série de medidas para injetar dinheiro na economia –, o que, de acordo com o BCE, podem demorar até um ano para ter efeito total.
“Isso é como se esperava”, disse o economista do banco Berenberg Christian Schulz sobre a decisão de juros. “Após o corte nas taxas em junho, eles vão esperar alguns meses, provavelmente até o fim do ano, para avaliar o efeito que terá”.
Os mercados agora voltam a atenção à coletiva de imprensa do presidente do BCE, Mario Draghi, às 9h30 (horário de Brasília).Investidores estarão atentos para quaisquer detalhes sobre as operações de empréstimos direcionadas –conhecidas como TLTROs na sigla em inglês –que Draghi anunciou no mês passado, e também buscarão mais clareza sobre a orientação futura do banco em relação aos juros e à situação de outras potenciais medidas de política.
As medidas reveladas no mês passado incluem a ampliação da duração da liquidez barata ilimitada para bancos até o final de 2016, e o oferecimento aos bancos de um plano de empréstimo de TLTROs de quatro anos para que tomem empréstimos a um prêmio ligeiramente maior em relação às operações de financiamento regulares do BCE. Indicando as duas medidas, Draghi disse em uma entrevista em 21 de junho para um jornal: “Isso mostra que as taxas de juros vão permanecer baixas durante um longo período”. Sua mensagem deixou os mercados confusos sobre se a orientação futura de que as taxas permanecerão baixas se estende junto às operações de liquidez barata ilimitada até o final de 2016, ou se o horizonte se amplia até o vencimento das TLTROs, em setembro de 2018.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
IFMS divulga resultado do exame de seleção 2025 para 11 cursos técnicos integrados ao ensino médio
O período para matrícula online da 1ª chamada começa nesta sexta-feira (13)
Hospital Universitário da UFMS realiza mutirão de cirurgias neste sábado em Campo Grande
Objetivo é ampliar o atendimento e reduzir as listas de espera por exames e cirurgias no SUS
Na última sessão de 2024, deputados estaduais aprovam seis projetos
Projetos seguem para sanção do Governo de Mato Grosso do Sull
VÍDEO: Motorista perde controle de Renegade em curva, bate em árvore e capota na Duque de Caxias
O motorista saiu, aparentemente sem lesões, enquanto o passageiro permaneceu dentro do veículo aguardando achegada do socorro.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.