Assad vai concorrer a terceiro mandato na Síria
O presidente sírio, Bashar al-Assad, anunciou nesta segunda-feira que vai concorrer à reeleição para um terceiro mandato nas eleições de junho, desafiando os pedidos de seus opositores para que abandone o cargo e abra caminho para uma solução política que encerre a devastadora guerra civil que já dura três anos. Assad submeteu formalmente sua candidatura […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente sírio, Bashar al-Assad, anunciou nesta segunda-feira que vai concorrer à reeleição para um terceiro mandato nas eleições de junho, desafiando os pedidos de seus opositores para que abandone o cargo e abra caminho para uma solução política que encerre a devastadora guerra civil que já dura três anos.
Assad submeteu formalmente sua candidatura à corte constitucional da Síria para participar de uma eleição que seus inimigos ocidentais e árabes classificam como uma paródia de democracia encenada em meio ao conflito sírio.
Ele é a sétima pessoas a se candidatar no que teoricamente seria a primeira eleição presidencial síria com múltiplos candidatos, mas nenhum de seus rivais deve representar um desafio real ao domínio de quatro décadas da família Assad.
O anúncio foi feito pelo presidente do parlamento, Mohammad al-Laham, que leu a candidatura formal de Assad enviada à corte constitucional.
“Eu… dr. Bashar Hafez al-Assad… quero me candidatar ao cargo de presidente da República, na esperança de que o Parlamento vá endossar (a decisão)”, diz a carta.
Em um comunicado divulgado poucos minutos após o anúncio de sua candidatura, Assad apelou por calma, afirmando que qualquer “demonstração de satisfação manifestada por apoiadores de qualquer candidato à Presidência deve ser responsável”.
Segundo a mídia estatal síria, Assad pede que os sírios não atirem para cima, porque “estamos vivendo em uma atmosfera de eleições, que a Síria realiza pela primeira vez em sua história moderna”.
Os líderes da oposição síria no exílio, impedidos de concorrer por uma cláusula constitucional exigindo que candidatos tenham residido na Síria pelos últimos 10 anos, desdenharam da eleição como uma farsa.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Carro que levaria Pepa na igreja enguiça no caminho: Resumo Cabocla, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Motociclista por aplicativo é esfaqueado e tem moto roubada no Caiobá
Estava na Júlio de Castilho quando foi acionado para uma corrida até o Portal Caiobá
Vendas de imóveis no país crescem 19,7% de janeiro a setembro
Nos acumulado de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de 2023
Funtrab disponibiliza 978 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.