Arquivo Público Estadual realiza treinamento em Dourados, Rio Brilhante e Ponta Porã

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza, por meio de sua unidade o Arquivo Público Estadual supervisão e treinamento nos municípios de Rio Brilhante, Dourados e Ponta Porã de 11 a 15 agosto. Estas cidades recebem a equipe técnica, formada por Lira Dequech historiadora e coordenadora e Áurea Coeli historiadora. Esta capacitação […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza, por meio de sua unidade o Arquivo Público Estadual supervisão e treinamento nos municípios de Rio Brilhante, Dourados e Ponta Porã de 11 a 15 agosto. Estas cidades recebem a equipe técnica, formada por Lira Dequech historiadora e coordenadora e Áurea Coeli historiadora.

Esta capacitação e orientação aos municípios dão continuidade ao projeto “Inventário dos Acervos Documentais da história dos Municípios e do Estado de Mato Grosso do Sul” com visitas técnicas às cidades. Em Rio Brilhante e Ponta Porã, onde a implantação dos Arquivos Municipais está em andamento avançado terão o treinamento para os procedimentos iniciais de gestão documental. Em Dourados serão realizadas visitas técnicas e o acompanhamento ao Projeto do Inventário dos Acervos Documentais.

“A sensibilização dos gestores municipais no sentido de adotarem uma política de preservação de seus bens patrimoniais e a visualização da necessidade de criação dos Arquivos Municipais ou outro equipamento cultural cabível é o principal objetivo da ação” enfatiza Lira Dequech,coordenadora do Arquivo Público Estadual.

O Arquivo propõe uma parceria com os municípios no levantamento e registro da massa documental produzida pela administração pública. O resultado auxiliará no planejamento de diretrizes para a gestão documental, assim como, o município e seus gestores estarão agindo no sentido de preservar sua história.

Cada município visitado recebe um manual com informações básicas a respeito da instalação de um Arquivo Público incluindo uma minuta do projeto de Lei para a criação do mesmo e conta com a assessoria técnica do Arquivo Público Estadual. Mais informações podem ser obtidas no Arquivo Púbico Estadual, que fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, térreo, ou pelo telefone 3316-9167.

Conteúdos relacionados