Apple remove aplicativo que oferecia cirurgia plástica em Barbie gorda

A Apple removeu da loja App Store um aplicativo que propunha fazer cirurgias plásticas em uma boneca Barbie virtual. A exclusão foi feita, segundo o “Mashable”, após uma campanha no Twitter que pedia para a empresa reconsiderar a oferta desse conteúdo. Gratuito, o programa disponibilizado em 6 de janeiro dizia: “Essa pobre garota tem tanto […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Apple removeu da loja App Store um aplicativo que propunha fazer cirurgias plásticas em uma boneca Barbie virtual. A exclusão foi feita, segundo o “Mashable”, após uma campanha no Twitter que pedia para a empresa reconsiderar a oferta desse conteúdo.

Gratuito, o programa disponibilizado em 6 de janeiro dizia: “Essa pobre garota tem tanto sobrepeso que nenhuma dieta pode ajudá-la. Em nossa clínica, pela pode fazer uma cirurgia chamada lipoaspiração, que a tornará magra e bonita. Tudo o que você precisa fazer são pequenos cortes em áreas problemáticas e aspirar a gordura. Você vai operá-la, doutor?”.

O app foi recomendado para maiores de nove anos por conter “violência infrequente e branda”. As imagens de divulgação também mostram procedimentos cirúrgicos feitos no rosto, além de um “antes e depois” que mostra a versão magra da boneca operada.

O site Every Day Sexism, que promoveu a campanha no Twitter, afirma que a loja Google Play (para Android) removeu também nesta semana um programa bastante parecido – apesar de terem desenvolvedores diferentes, os apps seguem a mesma proposta e identidade visual. No caso do Google, no entanto, a boneca não chamava Barbie, mas sim Barbara.

A Apple é conhecida por um sistema mais rigoroso que o Google antes de disponibilizar aplicativos. Nenhuma das empresas comentou o caso.

Conteúdos relacionados