Aluno de Engenharia Ambiental da UEMS recebe prêmio em Manaus
O aluno do curso de Engenharia Ambiental da UEMS/Dourados, José Henrique Pastorelli Junior, conquistou o prêmio de melhor trabalho científico apresentado durante o VI Encontro Regional Norte/Nordeste dos Estudantes de Engenharia Ambiental – VI EREEAmb, em Manaus/AM. O trabalho premiado, desenvolvido sob a orientação da professora Kelly Regina Ibarrola Vieira, intitula-se “Compar…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O aluno do curso de Engenharia Ambiental da UEMS/Dourados, José Henrique Pastorelli Junior, conquistou o prêmio de melhor trabalho científico apresentado durante o VI Encontro Regional Norte/Nordeste dos Estudantes de Engenharia Ambiental – VI EREEAmb, em Manaus/AM. O trabalho premiado, desenvolvido sob a orientação da professora Kelly Regina Ibarrola Vieira, intitula-se “Comparação entre solo degradado e não degradado pelo pisoteamento bovino em APP, utilizando parâmetros físicos e químicos do solo”.
Esta não é a primeira vez que o trabalho de Pastorelli é reconhecido. Em 2014 o estudante foi um dos vencedores do Concurso Cultural “Ideia e Energia”, promovido pela Petrobras. A ação visava a identificar ideias inovadoras para geração de energias menos poluentes. José Henrique Pastorelli, do terceiro ano de Engenharia Ambiental, recebeu como prêmio uma viagem para conhecer as instalações da Petrobras no Rio Grande do Norte, com todas as despesas pagas.
No concurso de 2013, Pastorelli propôs um modelo de geração de energia elétrica através de um sistema composto por painéis sensíveis ao contato com gotículas de água das chuvas. O sucesso para tal processo, segundo o acadêmico, é que a geração não depende da natureza das gotas, se é doce, salgada, ou até mesmo ácida, “elas irão incidir sobre a camada superior dos painéis e excitarão as partículas ali presentes, aumentando a energia cinética, e então, com a ‘perturbação’ do sistema por inteiro será possível transformar em energia elétrica ao final do processo”, explica.
Segundo o estudante, a proposta aproveita o momento vivido mundialmente, em que a produção mundial de energia fotovoltaica quase quadruplicou, passando de 3,5 GW a 12,5 GW de 2005 a 2008. “Acredito que a inserção desta nova tecnologia ambiental possa ser disseminada rapidamente e ser bem aceita, podendo superar até a de produção pela luz solar (limitada), em regiões com altos índices de chuvas. Podem ser instaladas em qualquer espaço físico”, projeta Pastorelli.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
VÍDEO: Salgadeiro morre após ter motocicleta atingida por carreta na BR-163 em MS
Vítima teria dito que iria em sua casa buscar mais salgados para vender e, quando saía do posto, houve o acidente
VÍDEO: Agente de saúde parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
Ladrão foi embora sem celular roubado, sem veículo e todo rasgado
Só corre! Bazar beneficente da Breshop terá 10 mil peças de marca a partir de R$ 5
Evento ocorrerá no próximo dia 15 de dezembro, das 8h às 15h, em Campo Grande
Abraçada a pelúcia, filhote de macaco-prego recebe cuidados intensivos no CRAS após morte da mãe
Bebê chegou com ferimentos leves provocados por um choque e uma fratura exposta na mão direita
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.