Vídeo mostra mergulho de Cid Gomes para consertar adutora no CE

A professora Francisca Joesla flagrou o governador do Ceará, Cid Gomes, mergulhando dentro de uma adutora tentando consertar um vazamento na cidade de Jardim, em Itapipoca, a 147 quilômetros de Fortaleza. O vídeo foi gravado em um celular e foi enviado a redação do G1. A internauta disse que acompanhou Cid Gomes durante todo o dia. Falhas […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A professora Francisca Joesla flagrou o governador do Ceará, Cid Gomes, mergulhando dentro de uma adutora tentando consertar um vazamento na cidade de Jardim, em Itapipoca, a 147 quilômetros de Fortaleza. O vídeo foi gravado em um celular e foi enviado a redação do G1. A internauta disse que acompanhou Cid Gomes durante todo o dia. Falhas na obra da adutora deixaram a cidade sem água desde o mês passado.

“Ele demonstrava estar muito irritado. Vendo os vazamentos ele mesmo foi tentar consertar. Foi algo inusitado. Todos ficaram surpresos. Apesar dos esforços não deu para ele fazer nada. É um problema sério e infelizmente estamos sofrendo com a falta de água há mais de um mês”, disse.

Francisca Joesla acrescentou que os moradores do município não sabem mais o que fazer. Um dos açudes da cidade secou e eles não tem aonde pegar água. “Nosso açude secou totalmente neste último mês. Espero que o problema seja resolvido em breve. Em uma rápida conversa com o governador, ele não soube dizer ao certo o prazo para resolver problema. Só nos resta aguardar”, afirmou.

Itapipoca é uma das 178 cidades do Ceará que decretou situação de emergência por conta da estiagem prolongada, que ocorre há dois anos. Segundo a Fundação Cearense de Recursos Hídricos (Funceme), o estado sofre uma das piores secas dos últimos 60 anos.

Segundo o Governo do Ceará disse que vários pontos ao longo dos 28 Km da adutora apresentavam falhas. Em alguns trechos faltavam até canos. Informou também que foi aberto um inquérito administrativo contra as empresas responsáveis pela obra para apurar as causas da falha na adutora e feito um pedido de reparo no canal.

A obra, orçada em R$ 18 milhões e que seria entregue nos próximos dias, tem 32 quilômetros de extensão. Ela leva águas do açude Gameleira para Itapipoca e está em construção desde 2011 mesmo ano em que deveria ter sido terminada, mas a conclusão foi adiada após a empresa responsável, a PWE Engenharia, ir à falência. Logo depois a obra foi assumida pela Primor Construções Ltda, que deveria entregar a adutora neste mês de dezembro.

Conteúdos relacionados