Pular para o conteúdo
Geral

Senador apóia manifesto em favor da humanização do sistema carcerário

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) leu em Plenário, nesta segunda-feira (13), manifesto entregue por estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em favor da reforma do sistema penitenciário brasileiro. O documento, iniciativa do Projeto Cárcere Cidadão, foi lançado em março e assinado por diversos centros acadêmicos brasileiros, juristas e entidades como...
Arquivo - Publicado em
Compartilhar

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) leu em Plenário, nesta segunda-feira (13), manifesto entregue por estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em favor da reforma do sistema penitenciário brasileiro.

O documento, iniciativa do Projeto Cárcere Cidadão, foi lançado em março e assinado por diversos centros acadêmicos brasileiros, juristas e entidades como o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. O manifesto cobra uma política carcerária que fortaleça a cidadania. Política que deverá ser articulada entre os três Poderes da República e a sociedade civil, para garantir a finalidade ressocializadora da pena.

Outro item pede que sejam apontadas soluções baseadas em medidas alternativas ao cárcere, mais do que na simples construção de novas vagas. O manifesto lembra que cabe ao Estado fornecer meios para a formação profissional e educacional no cárcere, além de medidas de individualização da pena.

Além disso, o documento sugere a adoção de parâmetros mais estáveis para as prisões processuais e cautelares, para reduzir o número de presos provisórios por longo tempo.Nesse sentido, o manifesto destaca a necessidade de informatizar a execução penal para agilizar procedimentos e evitar o prolongamento de penas juridicamente já cumpridas.

É preciso também, segundo os manifestantes, estruturar medidas de acompanhamento dos egressos para prevenir a reincidência.

Um ponto polêmico levantado pelos manifestantes é a importância de um debate público sobre a política de drogas vigente, em especial a sua relação com a grande quantidade de apenados por tráfico de drogas.

O senador Eduardo Suplicy, que declarou seu apoio às propostas do Manifesto pelo Cárcere Cidadão, defende as penas alternativas por oferecer, segundo comprovação de especialistas da área, menos chances de reincidência do que para aqueles condenados à prisão.

A proposta visa também fortalecer ouvidorias e corregedorias para prevenir a corrupção e o abuso de autoridade. Além de reduzir o problema da superlotação, também garantiria a humanização do sistema carcerário.

Uma comissão especial de juristas designada pelo Senado tem até 60 dias, a contar de do dia 4 de abril, para apresentar um anteprojeto de uma nova Lei de Execução Penal. Presidida pelo ministro Sidnei Beneti, do Superior Tribunal de Justiça, a comissão tem a missão de atualizar a Lei 7.210/1984, cujo objetivo é “efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre 'cratera' na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra 'fotógrafo de ricos' em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Escolas rurais da Reme, de Campo Grande, voltam às aulas dia 17

Decisão ocorreu devido a fatores climáticos e de logística

Cotidiano

Castramóvel, Drive-thru da Oração e Ação do Procon interditam trânsito de Campo Grande neste fim de semana

Há interdições previstas para segunda, terça e quarta-feira também

Polícia

Lojas de tênis alvo de fiscalização reabrem com os mesmos produtos no centro de Campo Grande

As lojas foram fiscalizadas na última quarta-feira (5)

Polícia

Homem tenta esfaquear outro e acaba agredido com soco na Praça Ary Coelho

Vítima foi levada até a UPA Coronel Antonino na tarde desta sexta-feira (7)