Parlamento do Iêmen proíbe sobrevoo de drones dos EUA
O Parlamento do Iêmen aprovou neste domingo a proibição do sobrevoo de aviões não tripulados dos Estados Unidos no país árabe, depois que na quinta-feira 13 pessoas morreram em um ataque equivocado, informou a agência oficial de notícias Saba. Os deputados aprovaram a medida “para impedir que este tipo de aeronaves sobrevoem o espaço aéreo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Parlamento do Iêmen aprovou neste domingo a proibição do sobrevoo de aviões não tripulados dos Estados Unidos no país árabe, depois que na quinta-feira 13 pessoas morreram em um ataque equivocado, informou a agência oficial de notícias Saba. Os deputados aprovaram a medida “para impedir que este tipo de aeronaves sobrevoem o espaço aéreo iemenita e proteger assim cidadãos inocentes de qualquer agressão”, acrescentou a fonte.
No entanto, não se espera que esta decisão seja cumprida, já que o Parlamento carece de autoridade sob o atual governo de transição, por ter sido eleito durante o mandato do anterior presidente iemenita, Ali Abdullah Saleh. Portanto, o atual presidente, Abdo Rabbo Mansour Hadi, é o único que tem o poder para aplicar uma proibição dos ataques dos aviões não tripulados.
Hadi recebeu o comando de Saleh em fevereiro de 2012 para liderar a fase interina, no marco de uma iniciativa auspiciada pela ONU e pelos países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG). Esse acordo teve o objetivo de evitar a explosão de uma guerra civil no Iêmen, após um ano de protestos contra o regime de Saleh.
O governo dos Estados Unidos intensificou desde 2011 as campanhas com aviões não tripulados no Iêmen com o objetivo de acabar com militantes da rede terrorista Al-Qaeda. Vítimas civis dos ataques não tripulados americanos denunciaram no mês passado esse tipo de prática, que qualificaram de “indiscriminadas”, e criticaram a presença desses aparatos que quase diariamente sobrevoam zonas rurais iemenitas.
A organização Al-Qaeda na Península Arábica, que inclui combatentes sauditas e iemenitas, tem no Iêmen sua base de operações e conta com campos de treinamentos nesse país, segundo as autoridades iemenitas e americanas.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Investigação do RS contra lavagem de dinheiro do narcotráfico tem mandado cumprido em MS
A ofensiva contou com apoio operacional de 200 policiais civis gaúchos e de outros quatro Estados
Caminhão carregado de cerveja derruba carga; população tenta saquear as bebidas
Não houve feridos, segundo a Polícia Rodoviária Federal
Polícia realiza fiscalização contra furto de gado e crime ambiental no Pantanal
Foram realizados levantamentos aéreos e terrestres em propriedades rurais
O que Itaú, Bradesco, Santander, BTG e outros bancos dizem sobre a alta do juro
Alta de 1 ponto porcentual da Selic, para 12,25%
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.