Para aplacar ansiedade de pais, exame detecta sexo de bebê com 8 semanas

‘Novidade’ no mercado de gestantes, exame afirma com 99% de precisão o sexo do bebê para pais que não aguentam esperar até a 13ª semana.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

‘Novidade’ no mercado de gestantes, exame afirma com 99% de precisão o sexo do bebê para pais que não aguentam esperar até a 13ª semana.

Quais os pais de primeira viagem que não ficam imaginando o sexo do bebê e contando os dias para chegar o tempo do ultrassom e descobrir se é menino ou menina? O problema é que o ultrassom, exame feito também para acompanhar o crescimento e saúde do feto, só dá certeza em relação ao sexo do bebê entre a 13ª e 18ª semana. Uma eternidade para os pais que não se aguentam de curiosidade.

Claudia Regina Hecker, 31 anos, farmacêutica, conta que em sua primeira gestação ficou tão ansiosa em descobrir se era menino ou menina que ao saber pelo marido de um novo exame de sexagem fetal não pensou duas vezes e fez.

Mesmo recomendado a partir a oitava semana de gestação, quando o exame dá garantia de 99% de acerto, Cláudia não se aguentou e já na quinta estava fazendo. “A gente decidiu fazer porque não aguentava a ansiedade do primeiro filho. Queria saber mesmo o que ia ser. Começar a comprar as coisas do bebê”, diz, sobre ela e o marido.

Quando o casal soube que era um menino, ela revela que foi uma farra. “Pai sempre sonha com menino”, diz.

Já na segunda gestação, ela conta que estava mais tranquila. “Ai já tinha me acalmado. Esperei o ultrassom, lá pela 16ª semana para ver qual era o sexo do bebê”, diz.

O difícil, se lembra, foi acalmar a família que queria por que queria que ela fizesse o exame de sexagem fetal novamente. “A família ficou incomodando para fazer o exame com antecedência. Mas para mim tanto fazia o que viesse, não tinha mais aquele desespero”, revela.

O marido, João Batista Costa Neto, que é médico, conta que o exame é uma novidade no mercado e detecta o sexo a partir do cromossomo Y, que é o cromossomo que determina o sexo do bebê. As mulheres têm dois, ambos X. Já o homem tem um X e um Y. Então, ao detectar o cromossomo, se detecta o sexo.

Contudo, ele lembra que para ter 99% de certeza tem que ser feito a partir da oitava semana. Ele explica que isso se deve a uma questão genética. Já sobre o 1% de falha, ele lembra que qualquer exame, por não ser algo matemático e sim biológico tem porcentagem de erro.

Outra boa notícia é quanto ao custo do exame. Até o ano passado o valor era de R$ 800,00, mas este ano já baixou para R$ 300,00 e a tendência é que diminua cada vez mais. O lado ruimj é que os planos de saúde não cobrem o exame, então os papais que não se aguentarem de curiosidade terão que tirar o dinheiro do bolso.

Conteúdos relacionados