Papa pede que fiéis não sejam “cristãos de vitrine”
O papa Francisco pediu neste sábado (12) que os fiéis da Igreja Católica não sejam “cristãos de vitrine” e trabalhem pela paz. Ele fez um pronunciamento de cerca de cinco minutos que foi exibido durante a transmissão de um “terço mundial” rezado simultaneamente em dez santuários marianos ao redor do planeta. A basílica do Santuário […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O papa Francisco pediu neste sábado (12) que os fiéis da Igreja Católica não sejam “cristãos de vitrine” e trabalhem pela paz.
Ele fez um pronunciamento de cerca de cinco minutos que foi exibido durante a transmissão de um “terço mundial” rezado simultaneamente em dez santuários marianos ao redor do planeta.
A basílica do Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, participa da celebração durante a programação do dia de Nossa Senhora Aparecida.
“Fazei que não sejamos cristão de vitrine, mas saibamos meter mãos à obra para construir com o teu filho Jesus o seu reino de amor, de alegria e de paz”, disse o papa em sua oração à Virgem Maria.
No vídeo gravado, Francisco usou como tema de sua pregação a importância do olhar. “Quantas coisas se podem dizer com um olhar! Estima, encorajamento, compaixão, amor, mas também censura, inveja, soberba, até mesmo ódio. Muitas vezes o olhar diz mais que as palavras, ou aquilo que as palavras não conseguem ou não ousam dizer”, afirmou o papa.
“Maria nos diz: ‘Olha para o meu filho Jesus, mantém o olhar fixo nele, escuta-o, fala com Ele. Ele te olha com amor. Não tenhas medo! Ele ensinar-te-á a segui-lo para dares testemunho dele nas grandes e pequenas ações da tua vida, nas relações familiares, no teu trabalho, nos momentos de festa; ensinar-te-á a a saíres de ti mesmo, de ti mesma, para olhares os outros com amor, não com palavras, mas com obras”, disse o sumo pontífice.
O terço mundial está sendo apresentado das 14h às 17h (horário de Brasília) a partir do Santuário do Divino Amor, em Roma. Aparecida participa ao lado de Nazaré (Palestina), Lourdes (França), Vailankanni (Índia), Czestochowa (Polônia), Nairóbi (Quênia), Banneux (Bélgica), Akita (Japão) Washington (EUA) e Luján (Argentina).
Entre as orações são apresentados testemunhos de fiéis em Roma.
Em um deles, um médico contou ter se divorciado (o que não é permitido pela Igreja Católica), trabalhado pela legalização do aborto (o que também é condenado pelo clero) e integrado a maçonaria antes de se converter ao catolicismo após ouvir a uma pregação no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes.
Em outro depoimento, o ator Pedro Sarubbi disse ter se tornado católico após ter participado do filme “A Paixão de Cristo” (2004), de Mel Gibson. Ele interpretou Barrabás, o ladrão que a multidão mandou ser libertado para que Jesus Cristo fosse crucificado. Também há relatos de pessoas que viveram guerras na África e no Oriente Médio, como uma família síria.
Os peregrinos em Aparecida assistem à transmissão em quatro telões instalados acima ao altar da basílica. Segundo a assessoria do Santuário Nacional, 10 mil pessoas acompanham o rosário dentro do templo, que tem capacidade para 30 mil.
Pela manhã, durante a missa solene celebrada pelo cardeal dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a basílica ficou lotada, com fiéis do lado de fora.
Dom Damasceno estimou em 170 mil pessoas o público que passará pela cidade ao longo de todo o dia.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Motociclista fica ferida após se desequilibrar e cair em cruzamento no interior de MS
No cruzamento, há um banco de areia que fez a mulher se desequilibrar
Obra para remoção de quebra-molas gera congestionamento na Avenida Guaicurus
Condutores afirmam que via não foi sinalizada
De mudança para El Salvador, diplomata do Reino Unido mostra passaporte de gatinha adotada no Paraguai
Ramin Navai finalizou missão diplomática no Paraguai e leva consigo gatinha adotada no país
Corpo é encontrado entre forro e telha de igreja em obras em MS
Polícia suspeita que vítima tenha morrido eletrocutada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.