Operação apreende 40 toneladas de explosivo em pedreira no interior de SP

A polícia apreendeu, nesta terça-feira, em Araçariguama, no interior de São Paulo, 40 toneladas de material explosivo, em uma pedreira na cidade. A operação, chamada Octógeno II, contou com homens das polícias Civil e Militar, e com parceria da Polícia Rodoviária Federa (PRF)l, Polícia Federal, Receita Federal, Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A polícia apreendeu, nesta terça-feira, em Araçariguama, no interior de São Paulo, 40 toneladas de material explosivo, em uma pedreira na cidade. A operação, chamada Octógeno II, contou com homens das polícias Civil e Militar, e com parceria da Polícia Rodoviária Federa (PRF)l, Polícia Federal, Receita Federal, Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e Comando Militar do Sudeste (CMSE).

Na pedreira, os agentes constataram que a empresa possuía uma quantidade de explosivos (emulsão em base de nitrato de amônia) superior ao permitido pela licença emitida pelo Exército. Segundo a polícia, eles estavam guardados em uma garagem, em condições que não respeitavam normas de segurança.

Durante a operação, foi constatado também que a empresa não possui guarda patrimonial para proteger os explosivos, nem um sistema de câmeras para monitorar o local. Além dos explosivos, foram apreendidas oito toneladas de acessórios, como detonadores.

A operação apreendeu também 100 quilos de explosivos e 3 mil metros de cordel detonante em uma empresa, em Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo. Um homem também foi preso.

No local, policiais civis e militares do Exército apreenderam quatro caixas com explosivos – num total de 100 quilos –, além de 185 bananas de dinamite e 242 espoletas. O empresário H.R.S.C., 54 anos, não tinha autorização para armazenar os materiais.

Policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foram acionados para apreender os explosivos. Também foram recolhidos 200 metros de estopim hidráulico e cerca de 250 quilos de nitrato de amônia.

Conteúdos relacionados