Neymar é vaiado, mas protagoniza vitória do Barcelona sem Messi

Assim como havia acontecido nos Jogos Olímpicos de 2012, realizados em Londres, o atacante brasileiro Neymar foi vaiado no Reino Unido nesta terça-feira. Ele ouviu insistentes apupos da torcida do Celtic em duelo válido pela Liga dos Campeões da Uefa, mas foi protagonista do Barcelona, que não contou com Messi e venceu por 1 a […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Assim como havia acontecido nos Jogos Olímpicos de 2012, realizados em Londres, o atacante brasileiro Neymar foi vaiado no Reino Unido nesta terça-feira. Ele ouviu insistentes apupos da torcida do Celtic em duelo válido pela Liga dos Campeões da Uefa, mas foi protagonista do Barcelona, que não contou com Messi e venceu por 1 a 0.

É o terceiro episódio conturbado com Neymar e espectadores de futebol no Reino Unido. Além dos Jogos Olímpicos, o brasileiro se envolveu em grande polêmica em 2011, num amistoso entre Escócia e Brasil. A partida foi disputada em Londres, e um torcedor atirou um objeto em campo. O brasileiro chegou a fazer uma acusação de que seria uma atitude racista, mas a Polícia Metropolitana rechaçou posteriormente a hipótese.

Messi sofreu uma lesão no jogo do último sábado, contra o Almería, válido pelo Campeonato Espanhol. Na primeira partida sem o argentino, que deve ficar no departamento médico por duas ou três semanas, coube ao brasileiro a condição de protagonista do Barcelona.

Foram de Neymar as principais jogadas ofensivas do time catalão contra o Celtic. Ele cavou a expulsão de Brown, capitão do time escocês, e começou o lance em que Sánchez cruzou para o gol de Fàbregas. Em votação no site da Uefa, o brasileiro foi escolhido o melhor em campo.

A vitória manteve 100% de aproveitamento do Barcelona na Liga dos Campeões da Uefa – o time havia batido o Ajax por 4 a 0 na estreia. O Celtic, por outro lado, segue sem conquistar pontos.

“É sempre muito difícil jogar contra o Celtic, mas fizemos uma partida muito boa. Apesar de toda a dificuldade para furar o bloqueio deles, todo mundo fez uma boa apresentação”, avaliou Fàbregas.

O jogo desta terça-feira foi o 14º de Neymar com a camisa do Barcelona. Nas partidas anteriores, Messi esteve ausente em duas ocasiões: na vitória por 3 a 1 sobre a seleção da Malásia em amistoso (com um gol do brasileiro) e no triunfo por 1 a 0 sobre o Málaga pela segunda rodada do Campeonato Espanhol (gol de Adriano e atuação discreta do camisa 11, que começou entre os reservas).

Em nenhuma dessas partidas, contudo, Neymar teve tanta iniciativa quanto nesta terça-feira. O brasileiro foi muito participativo contra o Celtic e concentrou grande parte das jogadas ofensivas do Barcelona.

Sem Messi, que sentiu uma lesão muscular no último sábado, o técnico Gerardo “Tata” Martino escalou Fàbregas no meio do setor ofensivo. O camisa 4, porém, não abriu tantos espaços quanto o melhor do mundo. Com isso, ofereceu menos possibilidades para os outros atacantes.

Além da diferença entre as movimentações de Messi e Fàbregas, pesou a retranca do Celtic. Repetindo o expediente da temporada passada, o time escocês concentrou as linhas de marcação no setor defensivo e priorizou desde o início a destruição dos lances.

A posse de bola do Barcelona esteve acima de 70% em todo o confronto. No ano passado, o time catalão teve 89% do controle do jogo quando foi superado pelo Celtic por 2 a 1 na fase de grupos da Liga dos Campeões. Esse domínio é o maior da história do torneio europeu.

Nesta terça-feira, o Celtic voltou a dar a bola para o Barcelona. A grande dificuldade do time catalão foi encontrar espaços na defesa escocesa. Nesse aspecto, Neymar foi o jogador mais proativo na equipe espanhola. No primeiro tempo, por exemplo, ele teve uma finalização aos 17min e um chute ainda mais perigoso aos 41min.

A melhor chance do Barcelona no primeiro tempo, porém, aconteceu num lance em que Neymar não participou. Xavi cobrou falta da esquerda aos 45min e mandou direto para o gol. Forster espalmou sem jeito.

Com exceção desse lance, o Barcelona dependia dos lampejos de Neymar. Foi em um lance do camisa 11, aos 14min do segundo tempo, que o zagueiro Brown cometeu falta, acertou um leve chute nas costas do brasileiro e foi expulso.

A vantagem numérica do Barcelona fez com que o Celtic recuasse ainda mais. E os espanhóis, com menos espaços, voltaram a criar em chute colocado de Neymar, aos 27min do segundo tempo.

Aos 30min, percebendo o recuo excessivo do Celtic, Tata Martino tirou o apagado atacante Pedro e colocou Alexis Sánchez no Barcelona. Um minuto depois, o camisa 9 recebeu passe de Neymar na direita e cruzou na medida para Fàbregas, que tocou de cabeça e definiu a vitória dos catalães.

Conteúdos relacionados