MS tem mais de 100 mil casos notificados e só uma cidade escapa da alta incidência de dengue

78 das 79 cidades que compõem Mato Grosso do Sul estão com alta incidência de dengue, ou seja, acima de 300 casos por 100 mil habitantes. Apenas Juti, que tem 17 casos, ficou fora. Porém, a cidade está com média incidência (284,7 casos por 100 mil habitantes) e deve, até o fim do ano, registrar […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

78 das 79 cidades que compõem Mato Grosso do Sul estão com alta incidência de dengue, ou seja, acima de 300 casos por 100 mil habitantes. Apenas Juti, que tem 17 casos, ficou fora. Porém, a cidade está com média incidência (284,7 casos por 100 mil habitantes) e deve, até o fim do ano, registrar alta incidência.

Os dados são referentes a 2013, do boletim epidemiológico divulgado terça-feira (10) pela Secretária Estadual de Saúde. Lideram o ranking, do primeiro ao quinto: Novo Horizonte do Sul, Nova Alvorada do Sul, Douradina, Alcinópolis e Rochedo. Campo Grande é a 17ª, com 46.278. Em todo o Estado foram 101.758 notificações.

Números devem aumentar

Segundo o boletim, de 1 a 7 de dezembro foram registradas 71 notificações em Mato Grosso do Sul. Dados da Sesau revelam que em Campo Grande dezembro foi o mês com mais notificações no ano, com 2.226 casos.

Com a chegada do verão, a temperatura mais elevada, o nível de chuvas aumentado e o período de férias podem favorecer ainda mais a proliferação do vetor transmissor da dengue, Aedes aegypti.

Mortes

Neste ano morreram 31 pessoas de dengue no Estado. Em Campo Grande foram 12, em Vicentina 2 e um em cada uma das cidades:  Anastácio, Aquidauana, Bandeirantes, Camapuã, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Fátima do Sul, Miranda, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas.

Risco de epidemia

O Ministério da Saúde divulgou dia 19 de novembro lista de 682 cidades brasileiras que correm risco de sofrer epidemia de dengue neste verão. Os dados são do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa). Mato Grosso do Sul tem 32 cidades na lista, o equivalente a 40%.

Além de Campo Grande, todas as cidades mais importantes do Estado estão incluídas na lista, como Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Ponta Porã e Bonito. Cinco cidades estão em estado de risco: Corumbá, Coxim, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

As cidades em que foram encontrados os focos de dengue em mais de 4% das casas visitadas foram consideradas em situação de risco.

Conteúdos relacionados