Mais de 200 motoristas são parados durante blitz mais rigorosa em São Paulo
Pelo menos um motorista foi preso por dirigir sob o efeito de entorpecente e dois foram detidos por terem ingerido álcool e se recusado a fazer o teste do bafômetro, desde o início, na última sexta-feira (8), da fiscalização mais rigorosa no trânsito por meio do Programa Direção Segura. Segundo balanço parcial do governo de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Pelo menos um motorista foi preso por dirigir sob o efeito de entorpecente e dois foram detidos por terem ingerido álcool e se recusado a fazer o teste do bafômetro, desde o início, na última sexta-feira (8), da fiscalização mais rigorosa no trânsito por meio do Programa Direção Segura. Segundo balanço parcial do governo de São Paulo, 210 motoristas foram abordados em três avenidas de grande circulação na capital paulista o que resultou em 45 autuações.
Do total de infrações, 14 ocorreram pelo consumo de álcool e de outras substâncias psicoativas. Os autuados terão de pagar multa no valor de R$ 1.915,40 e tiveram a carteira de habilitação apreendida. Eles também estão sujeitos a processo administrativo para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
O balanço de todo o período do carnaval só deve ser divulgado na próxima quarta-feira (13). De acordo com a nova Lei Seca, instituída pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e em vigor desde o último dia 23 de janeiro, o motorista é autuado caso seja encontrado 0,05 miligrama de álcool no organismo.
Antes, o limite era até 0,10 miligramas. Se atingir 0,34 miligramas, além de ter de pagar multa no valor de R$ 1.915,40, o motorista perde o direito de dirigir por um ano e é punido ainda com sete pontos na carteira de habilitação, por ser considerado infração gravíssima.
O motorista flagrado pelo teste de drogas será enquadrado pelo Artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê detenção de seis meses a três anos. O Programa Direção Segura conta com três operações por noite.
Para essas abordagens foram disponibilizados 20 equipamentos que permitem identificar, em um prazo de apenas dez minutos, se o condutor fez consumo de algum tipo de droga (cocaína, maconha, metanfetamina, fenilciclidina e opiáceos). Também foram disponibilizados etilômetros (bafômetros) para detecção de consumo de álcool.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Viola tenta impedir planos de Mavi: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Jô questiona Cacá sobre suposta doença: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Zélia garante que descobrirá passado de Clarice: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Laura conta ao marido que viu extraterrestre e boato se espalha: Resumo Tieta, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar quinta-feira (12)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.