Irã prevê negociações ‘detalhadas’ sobre questão nuclear em poucos dias

O Irã e as grandes potências devem se reunir no prazo de dez dias para “analisar a aplicação” do acordo nuclear assinado em Genebra, informou neste domingo Abbas Araghchi, um dos responsáveis iranianos nas negociações. “Se for possível, nossos especialistas se reunirão na próxima semana, em Viena ou Genebra, para analisar os detalhes da aplicação […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Irã e as grandes potências devem se reunir no prazo de dez dias para “analisar a aplicação” do acordo nuclear assinado em Genebra, informou neste domingo Abbas Araghchi, um dos responsáveis iranianos nas negociações.

“Se for possível, nossos especialistas se reunirão na próxima semana, em Viena ou Genebra, para analisar os detalhes da aplicação do acordo” firmado em 24 de novembro, declarou Araghchi, citado pela Rádio e TV Irib.

Estas discussões detalhadas são “necessárias”, assinalou Araghchi, acrescentando que a primeira fase do acordo, que deve durar seis meses, será aplicada após tais acertos.

Segundo a agência de notícias Isna, as discussões entre os negociadores iranianos, diretores políticos do grupo 5+1 (China, EUA, França, Grã-Bretanha, Rússia e Alemanha) e um responsável da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) encarregado de supervisionar as atividades nucleares iranianas deverá acontecer nos dias 9 e 10 de dezembro, em Viena.

O objetivo da reunião “é encontrar uma data para a inspeção” da mina de urânio de Gachin e “e para a aplicação de quatro outros pontos” do acordo de cooperação acertado entre a AIEA e o Irã no dia 11 de novembro, incluindo a vistoria da usina de produção de água pesada de Arak.

O Irã e as grandes potências concluíram em Genebra um acordo que limita as atividades nucleares de Teerã em troca de um relaxamento parcial das sanções ocidentais, que têm sufocado a economia iraniana.

Paralelamente, Teerã e a AIEA firmaram em 11 de novembro um acordo autorizando inspeções suplementares nas unidades nucleares iranianas.

Conteúdos relacionados