Implantação de programa odontológico gratuito para bebês será discutido em reunião

As deputadas estaduais Mara Caseiro (PTdoB) e Dione Hashioka (PSDB), ambas dentistas, participaram esta semana de reunião na sede do CRO/MS (Conselho Regional de Odontologia) sobre a possibilidade de implantação de um programa de prevenção odontológica para bebês nos municípios de Mato Grosso do Sul. Também participaram do encontro o presidente do conselho, Francisco Carlos […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As deputadas estaduais Mara Caseiro (PTdoB) e Dione Hashioka (PSDB), ambas dentistas, participaram esta semana de reunião na sede do CRO/MS (Conselho Regional de Odontologia) sobre a possibilidade de implantação de um programa de prevenção odontológica para bebês nos municípios de Mato Grosso do Sul.

Também participaram do encontro o presidente do conselho, Francisco Carlos Grilo, e o assessor técnico da assistência odontológica do SESC/MS, Flávio Henrique Vieira Queiróz.

Eles ouviram uma palestra proferida pela especialista em odontologia para bebês, Heloísa Nunes da Cunha, e debateram a possibilidade de implementação em âmbito público de sistema semelhante ao que ela já desenvolve com os pacientes da Cassems (Caixa de Assistência aos Servidores de Mato Grosso do Sul).

Heloísa é uma das pioneiras em odontologia para bebês no Estado. Dos cerca de 880 pacientes que participaram do programa, 95% não apresentaram problemas dentários, como cáries.

“Obtivemos excelentes resultados, o que prova que a prevenção é a melhor saída para a saúde bucal da população”, explicou.

O programa proposto começa ainda durante a gestação, com palestras educativas alertando sobre os cuidados com a dentição e alimentação dos recém-nascidos, além do pré-natal odontológico que deve ser realizado trimestralmente.

A especialista aponta ainda que, após o parto, o tratamento é bastante simples e de baixo custo, mas os benefícios são imensos.

“Tem bebê que já nasce com o dente cariado. Com alguns cuidados básicos, a criança pode chegar até a idade escolar sem experiência de cárie”, afirma.

Para a implantação desse programa, não são necessários muitos recursos. Além de um ambiente para os trabalhos educacionais e para o atendimento, o tratamento com os bebês requer apenas água, gases e a aplicação de flúor de baixa concentração a cada três meses.

De acordo com a deputada Mara Caseiro, haverá nova reunião nos próximos dias com a especialista para formatar um projeto visando a implantação do programa em âmbito público, ou seja, em unidades básicas de saúde, postos, e demais sistemas de atendimento que se interessem pelo programa.

Para a parlamentar, o sucesso desse programa nos municípios de Mato Grosso do Sul, com acesso gratuito, será um grande passo para a saúde bucal da população, com prevenção a baixo custo.

“Já existe essa experiência de sucesso. Agora precisamos difundir esse tratamento para que outros grupos também tenham acesso”, afirmou.

Conteúdos relacionados