Greve suspende emissão de carteira de identidade em Dourados
A emissão da carteira de identidade (Registro Geral – RG) será interrompida a partir de segunda-feira Dourados. A medida ocorre como resultado da paralisação dos peritos papiloscopistas, anunciada pelo Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul. A categoria protesta contra cargas horárias extras que os profissionais receberam neste final de ano. Segundo o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A emissão da carteira de identidade (Registro Geral – RG) será interrompida a partir de segunda-feira Dourados. A medida ocorre como resultado da paralisação dos peritos papiloscopistas, anunciada pelo Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul.
A categoria protesta contra cargas horárias extras que os profissionais receberam neste final de ano. Segundo o sindicato, são 110 horas a mais do que o permitido por Lei. A Secretaria de Segurança Pública tentou contornar a situação através de uma adequação que, ao ver do sindicato, não atende o pedido da categoria. Com isto, os papiloscopistas decidiram cruzar os braços.
Ontem, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Coordenadoria Geral de Perícias, informou através de nota ao Douradosgora, que suspendeu a escala de plantão e expediente dos peritos papiloscopistas de Dourados referente ao mês de dezembro para fins de readequação.
Segundo a assessoria, a decisão levou em consideração que a escala foi elaborada equivocadamente pelos responsáveis pelo Núcleo Regional de Identificação de Dourados. Segundo a assessoria, a carga a mais extrapola a determinação constante no mesmo órgão, além de estar em desacordo com a Lei Complementar 114/2005.
Por outro lado, o vice presidente do Sindicato, Roberto Simião, diz que a medida da Secretaria não suspende as cargas extras de trabalho. Segundo ele, o setor só mudou o termo “plantão” por “sobreaviso”, o que para os papiloscopistas representa horário de trabalho. “O profissional fica impedido de ter uma vida social neste período e precisa ficar à disposição da Perícia para qualquer situação considerada urgente. A medida é irregular”, destaca, observando que o papiloscopista também tem a função de comparar e identificar digitais para investigações criminais.
Conforme Simião, o prazo que a Secretaria tem para impedir a paralisação termina na próxima segunda-feira quando a categoria promete cruzar os braços. Conforme explicou ao O PROGRESSO, a categoria recebeu a lista de plantão de final de ano, com escala de trabalho com 110 horas a mais do que o permitido por lei.
A determinação foi dada pela diretoria do Departamento de Apoio de Unidades Regionais e pela Coordenadoria Geral das Perícias. “A ordem está totalmente irregular e não deve ser cumprida. O normal é 40 horas semanais, somando 160 horas mensais. Cumprir 270 horas é inaceitável”. O vice-presidente afirma que o abuso gera danos financeiros e de saúde para os policiais e afirma que a medida foi tomada para cumprir uma meta diária do setor.
“O ideal é que sejam atendidas 100 pessoas por dia que vão em busca da emissão do RG, mas o déficit de policiais permite o atendimento de, no máximo, 60 pessoas. São necessários 10 agentes, mas a perícia conta só com apenas seis, sendo que destes apenas dois vão continuar no setor ano que vem”, destaca observando que acionou a Corregedoria.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Programa de conservação de áreas verdes em Campo Grande é implementado
Criação de parcerias para serviços inerentes à manutenção e conservação de parques
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.