Governo alemão acredita que economia mundial chegou ao fundo do poço
O Governo alemão acredita que a economia mundial já chegou ao fundo do poço, após analisar os sinais positivos mostrados pelos principais indicadores macroeconômicos, e confia em uma rápida recuperação do crescimento na maior economia europeia. Assim assegurou em seu relatório mensal, divulgado nesta segunda-feira (11), o Ministério da Economia, que assinala que o “ponto […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Governo alemão acredita que a economia mundial já chegou ao fundo do poço, após analisar os sinais positivos mostrados pelos principais indicadores macroeconômicos, e confia em uma rápida recuperação do crescimento na maior economia europeia.
Assim assegurou em seu relatório mensal, divulgado nesta segunda-feira (11), o Ministério da Economia, que assinala que o “ponto mais baixo da fase débil da economia global parece já ter sido deixado para trás”, defendendo que os “indicadores conjunturais internacionais voltam a enviar sinais positivos”.
O documento prevê, além disso, uma pronta recuperação da economia alemã, após ter sido superada a fase de “crescimento débil”, que começou no último trimestre do ano passado.
“As possibilidades de uma recuperação do crescimento na Alemanha ao longo deste ano subiram”, argumenta o texto do Ministério da Economia.
O Governo da chanceler Angela Merkel estima que a economia alemã se beneficiará rapidamente “da estabilização do contexto internacional”, com a melhora da situação na eurozona – ainda em uma “suave recessão” -, a resolução parcial dos problemas fiscais nos EUA e a recuperação dos países emergentes liderados pela China.
Este contexto menos turbulento, argumenta o relatório de fevereiro, repercute positivamente nos mercados financeiros e na economia real, devolvendo parte da confiança perdida “nas perspectivas econômicas a empresas e consumidores”.
O Governo alemão espera que o crescimento econômico nacional se sustente este ano em grande medida no consumo interno, já que as exportações, principal ponta de lança da economia nacional, vão continuar afetadas pela crise global.
A Alemanha envia 40% de suas exportações para a eurozona, por isso que a crise da dívida soberana no sul do bloco econômico a afeta notavelmente, 20% para o resto da União Europeia (UE) e 40% a terceiros países.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista morto em acidente caiu entre rodas de carreta e foi arrastado por 44 metros
Caminhoneiro foi desviar de buraco quando acidente aconteceu
Viola tenta impedir planos de Mavi: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Jô questiona Cacá sobre suposta doença: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.