Foliões e Escolas de Samba devem redobrar atenção contra risco de choque elétrico
O carnaval é momento de festa e diversão. Confetes e serpentinas são alguns dos elementos usados na folia para animar e colorir. O problema é que a última, se confeccionada em material metalizado, pode causar curto-circuito e até provocar acidentes. Ontem (7), na primeira noite oficial do Carnaval de Salvador duas quedas de energia paralisaram […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O carnaval é momento de festa e diversão. Confetes e serpentinas são alguns dos elementos usados na folia para animar e colorir. O problema é que a última, se confeccionada em material metalizado, pode causar curto-circuito e até provocar acidentes.
Ontem (7), na primeira noite oficial do Carnaval de Salvador duas quedas de energia paralisaram a festa nos arredores da região do Morro do Gato e do Farol da Barra, por aproximadamente 30 minutos. Em ambos os casos, o motivo apontado pela Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) foram serpentinas arremessadas por foliões na rede elétrica, provocando o curto-circuito.
Para evitar que acidentes semelhantes ocorram, a Enersul, concessionária de energia de MS, elaborou e está distribuindo, para ser fixada nas agremiações, uma publicação com os procedimentos de segurança que os foliões precisam adotar nesse período de carnaval.
A preocupação, segundo a concessionária, começa nos barracões onde são fabricadas as fantasias, passa pelas quadras de ensaio e chega até a avenida, local de realização dos desfiles. Por todos os pontos, é preciso ter atenção para evitar risco de acidentes por choque elétrico.
O cuidado com a decoração de fachadas e partes internas das quadras e barracões é outro ponto destacado na publicação da empresa. Para a plena segurança, de acordo com a Enersul, os projetos devem ter acompanhamento técnico e jamais usarem estrutura da rede elétrica para fixar alegorias.
A Empresa ainda chama atenção para o risco das ligações clandestinas e das extensões improvisadas para se colocar vários aparelhos numa mesma tomada. Essas tentativas sempre provocam sobrecarga no sistema elétrico e até incêndio, informa.
Junto das recomendações há também o telefone do plantão para emergência. Em caso de acidente, todos devem ligar para 08007227272. A linha funciona 24 por dia.
(Com informações da assessoria de imprensa da Enersul e Folha de S. Paulo)
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Motociclista fica ferida após se desequilibrar e cair em cruzamento no interior de MS
No cruzamento, há um banco de areia que fez a mulher se desequilibrar
Obra para remoção de quebra-molas gera congestionamento na Avenida Guaicurus
Condutores afirmam que via não foi sinalizada
De mudança para El Salvador, diplomata do Reino Unido mostra passaporte de gatinha adotada no Paraguai
Ramin Navai finalizou missão diplomática no Paraguai e leva consigo gatinha adotada no país
Corpo é encontrado entre forro e telha de igreja em obras em MS
Polícia suspeita que vítima tenha morrido eletrocutada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.