Foliões e Escolas de Samba devem redobrar atenção contra risco de choque elétrico

O carnaval é momento de festa e diversão. Confetes e serpentinas são alguns dos elementos usados na folia para animar e colorir. O problema é que a última, se confeccionada em material metalizado, pode causar curto-circuito e até provocar acidentes. Ontem (7), na primeira noite oficial do Carnaval de Salvador duas quedas de energia paralisaram […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O carnaval é momento de festa e diversão. Confetes e serpentinas são alguns dos elementos usados na folia para animar e colorir. O problema é que a última, se confeccionada em material metalizado, pode causar curto-circuito e até provocar acidentes.

Ontem (7), na primeira noite oficial do Carnaval de Salvador duas quedas de energia paralisaram a festa nos arredores da região do Morro do Gato e do Farol da Barra, por aproximadamente 30 minutos. Em ambos os casos, o motivo apontado pela Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) foram serpentinas arremessadas por foliões na rede elétrica, provocando o curto-circuito.

Para evitar que acidentes semelhantes ocorram, a Enersul, concessionária de energia de MS, elaborou e está distribuindo, para ser fixada nas agremiações, uma publicação com os procedimentos de segurança que os foliões precisam adotar nesse período de carnaval.

A preocupação, segundo a concessionária, começa nos barracões onde são fabricadas as fantasias, passa pelas quadras de ensaio e chega até a avenida, local de realização dos desfiles. Por todos os pontos, é preciso ter atenção para evitar risco de acidentes por choque elétrico.

O cuidado com a decoração de fachadas e partes internas das quadras e barracões é outro ponto destacado na publicação da empresa. Para a plena segurança, de acordo com a Enersul, os projetos devem ter acompanhamento técnico e jamais usarem estrutura da rede elétrica para fixar alegorias.

A Empresa ainda chama atenção para o risco das ligações clandestinas e das extensões improvisadas para se colocar vários aparelhos numa mesma tomada. Essas tentativas sempre provocam sobrecarga no sistema elétrico e até incêndio, informa.

Junto das recomendações há também o telefone do plantão para emergência. Em caso de acidente, todos devem ligar para 08007227272. A linha funciona 24 por dia.

(Com informações da assessoria de imprensa da Enersul e Folha de S. Paulo)

Conteúdos relacionados